Acessibilidade / Reportar erro

FORMAÇÃO DOCENTE: A ESCRITA DE SI NA APRENDIZAGEM DE PSICOLOGIA E SOCIOLOGIA

Formación Docente: la escritura de si en el aprendizaje de Psicología y Sociología

RESUMO

No processo do fazer docente e fazer-se docente, a escrita de si nas disciplinas de Psicologia e Sociologia da Educação constitui um campo fecundo de intervenção, investigação e formação inicial de futuros professores. Alunos do curso de Pedagogia trouxeram à luz episódios que potencializaram um exercício de significar e ressignificar sua trajetória de vida, sua inserção nos grupos, sua subjetividade e singularidade, que foi dispositivo reflexivo valioso na aprendizagem significativa de conceitos da Psicologia e da Sociologia da Educação. Participaram alunos do Curso de Pedagogia de uma Universidade pública. A metodologia proposta consistiu em produções narrativas autobiográficas fundamentadas nas teorias estudadas no transcorrer das disciplinas de Psicologia e Sociologia da Educação. Concluiu-se que há na autobiografia, a presença pouco considerada de elementos que influem na formação alicerçando visões, aceites e recusas teóricas e necessita ser considerada na formação inicial.

Palavras-chave:
formação de professores; narrativas; autobiografia

Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), Rua Mirassol, 46 - Vila Mariana , CEP 04044-010 São Paulo - SP - Brasil , Fone/Fax (11) 96900-6678 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@abrapee.psc.br