Acessibilidade / Reportar erro

ADAPTAÇÃO ACADÊMICA À UNIVERSIDADE: RELAÇÕES ENTRE MOTIVAÇÃO, EXPECTATIVAS E HABILIDADES SOCIAIS

Adaptación académica a la universidad: relaciones entre motivación, expectativas y habilidades sociales

RESUMO

O estudo relacionou expectativas acadêmicas, motivação, habilidades sociais e adaptação acadêmica e verificou o impacto das três primeiras variáveis na adaptação à universidade. Participaram 320 estudantes de diferentes graduações. Empregou-se a Escala de Motivação, o Inventário de Habilidades Sociais, a Escala Expectativas Acadêmicas e o Questionário de Vivências Acadêmicas-reduzido. A coleta de dados ocorreu in loco e utilizou-se correlação de Pearson e regressão linear múltipla. Todos os procedimentos éticos foram cumpridos. Os resultados evidenciaram uma relação preditiva das variáveis no escore total da adaptação acadêmica. Entende-se que expectativas atendidas em termos de um ambiente de aprendizagem enriquecedor assim como o desenvolvimento de habilidades sociais promovem a adaptação acadêmica e o crescimento profissional e pessoal. O estudo mostrou que as expectativas permitem indicar os fatores determinantes do processo de adaptação ao Ensino Superior. Investigação prospectiva pode considerar dados sociodemográficos e o fato de o aluno ser de instituições públicas e privadas.

Palavras-chave:
adaptação; habilidades sociais; motivação

Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), Rua Mirassol, 46 - Vila Mariana , CEP 04044-010 São Paulo - SP - Brasil , Fone/Fax (11) 96900-6678 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@abrapee.psc.br