Acessibilidade / Reportar erro

FORMAÇÃO DE PROFESSORES E VALORES ESSENCIAIS À EDUCAÇÃO EM UMA SOCIEDADE DEMOCRÁTICA

Formación de profesores y valores esenciales a la educación en una sociedad democrática

RESUMO

Para auxiliar no desenvolvimento dos estudantes, é importante que os professores atinjam a autonomia. A formação docente pode estimular experiências favoráveis à adesão à justiça, respeito, solidariedade e convivência democrática. Este estudo investiga se a qualidade da formação - inicial e continuada - de professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental, em [nome da cidade], relaciona-se à adesão a valores essenciais para uma educação moral. Participaram 260 docentes, de 23 a 70 anos, majoritariamente mulheres. Utilizaram-se: (a) Ficha de Perfil do Professor, (b) QFI, (c) QFC e (d) EVSM. Realizaram-se: (a) análise de clusters, (b) ANOVAS e (c) Kruskal-Wallis. Os professores apresentaram maior adesão à justiça e convivência democrática; menor ao respeito. Para a justiça, houve diferença entre formação continuada de alta e baixa qualidade. Formação continuada de alta qualidade pode promover adesão a valores. É relevante que as iniciativas de formação abordem valores de forma não dogmática, promovendo diálogo e criticidade.

Palavras-chave:
valores; formação de professores; educação moral

Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), Rua Mirassol, 46 - Vila Mariana , CEP 04044-010 São Paulo - SP - Brasil , Fone/Fax (11) 96900-6678 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@abrapee.psc.br