Acessibilidade / Reportar erro

Estudantes universitários: a influência das variáveis socio-econômicas e culturais na carreira

Estudiantes universitarios: la influencia de las variables socio-económicas y culturales en la carrera

Senior undergraduates: the influence of socio-economical and cultural variables in their career paths

Este estudo descreve o perfil de concluintes dos cursos de graduação Química, Ciências Biológicas e Psicologia de uma universidade pública e busca compreender influências das variáveis sociodemográficas e acadêmicas em suas trajetórias de carreira. Os 140 participantes responderam a um questionário com variáveis sociodemográficas: escolaridade dos pais, renda familiar, nível socioeconômico e procedência do Ensino Fundamental e Médio (público ou particular). As variáveis acadêmicas (notas) foram obtidas nos prontuários arquivados na seção de Graduação. As informações sobre as trajetórias de carreira (estudo de caso) foram obtidas por meio de entrevistas com seis participantes. Os dados foram analisados quantitativamente, segundo modelo univariado - Testes do Qui-Quadrado, Não-Paramétrico Kruskal-Wallis e de Mann-Whitney, e qualitativamente, segundo Bardin (1977). Referenciais teóricos nacionais e internacionais subsidiaram as discussões. Verificou-se que a escolaridade dos pais, nível socioeconômico e natureza do ensino cursado estão proporcionalmente relacionados ao sucesso no vestibular e à escolha da carreira.

Estudantes universitários; Desenvolvimento profissional; Escolha profissional


Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), Rua Mirassol, 46 - Vila Mariana , CEP 04044-010 São Paulo - SP - Brasil , Fone/Fax (11) 96900-6678 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@abrapee.psc.br