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Inter-relação de conteúdos na construção do conhecimento por conflito cognitivo

The interrelation of contents in the knowledge construction by cognitive conflict

O trabalho estuda a problemática da transferência, em situação experimental, de aprendizagem por conflito cognitivo, abordando o aspecto maturacional, o gênero e a influência de diferentes seqüências de aprendizagem de conteúdos. Foram formados aleatoriamente quatro grupos (16; 21; 20 e 18 sujeitos), homogêneos em relação à idade. Os sujeitos foram submetidos a sessões de intervenção nos conteúdos de formas parcialmente escondidas (FPE) e de eqüidistância (EQ), por intermédio da técnica do conflito cognitivo. Um grupo recebeu intervenção em FPE; outro em EQ; o terceiro grupo em FPE e depois em EQ; e o quarto em EQ e depois em FPE. Foram realizadas três sessões individuais com duração média de 30 minutos. Todos os sujeitos passaram por pós-testes, imediatamente ao final da última intervenção e trinta dias após o primeiro pós-teste, em três provas, quais sejam: formas parcialmente escondidas, eqüidistância e posições possíveis dos dados, em seqüências aleatórias. Três aspectos devem ser ressaltados, dos resultados obtidos nos experimentos: a maturação e o gênero mostraram exercer um papel na aprendizagem; houve mudanças no desempenho dos sujeitos em relação a um conteúdo não ensinado, sugerindo a ocorrência de transferência; houve superioridade de uma situação experimental sobre a outra.

conflito cognitivo; transferência de aprendizagem; maturação


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