Acessibilidade / Reportar erro

O Aumento da Dose de Imazapyr+Imazapic é Prejudicial para as Principais Alternativas de Rotação de Culturas ao Arroz Irrigado?

RESUMO:

A mistura formulada de imazapyr + imazapic é o principal herbicida usado para o controle de plantas daninhas em arroz no sistema Clearfield®. O uso contínuo de altas doses pode aumentar sua atividade residual no solo. O objetivo deste trabalho foi determinar a sensibilidade de culturas de cobertura e soja em rotação com arroz irrigado a diferentes níveis de resíduo de imazapir + imazapic no solo, bem como seus efeitos na microbiologia do solo. Um experimento de campo foi realizado durante as temporadas 2014/15 e 2015/16. Na primeira safra, o arroz irrigado foi cultivado e utilizaram-se doses do herbicida para formar níveis de resíduo no solo: 0, 140 (dose de bula equivalente a 73,5 + 24,5 g i.a. ha-1), 280, 560, 840 e 1.120 g ha-1. Após a colheita, durante o outono-inverno, foram semeados azevém e trevo-branco e pousio (sem cobertura do solo); e na safra seguinte foi semeada soja na mesma área (simulando rotação de culturas). Na ocasião, amostras de solo foram coletadas para realizar análises microbiológicas da atividade de fosfatase ácida, β-glicosidase, fluoresceína-diacetato e urease. Avaliaram-se as características de crescimento nas plantas de cobertura relacionadas aos níveis de resíduos no solo, assim como o desenvolvimento de soja relacionado aos resíduos e às plantas de cobertura utilizadas. Os resultados mostraram que o aumento da dose de imazapir + imazapic causou efeito negativo nas plantas de cobertura avaliadas aos 75 e 140 dias após a semeadura, principalmente em doses superiores ao dobro da dose de bula, o que também reduziu o crescimento e a produtividade da soja. Em geral, a atividade das enzimas no solo diminuiu com o aumento da dose do resíduo imazapyr + imazapic, mostrando menor atividade da microbiota à degradação dos herbicidas.

Palavras-chave:
resíduo no solo; azevém; trevo-branco; soja

Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas Departamento de Fitotecnia - DFT, Universidade Federal de Viçosa - UFV, 36570-000 - Viçosa-MG - Brasil, Tel./Fax::(+55 31) 3899-2611 - Viçosa - MG - Brazil
E-mail: rpdaninha@gmail.com