Acessibilidade / Reportar erro

Práticas do Supervisor Acadêmico na Formação do Psicólogo: Estudo Bibliométrico

Academic Supervisor Practices in Psychologist Education: Bibliometric Study

Prácticas del Supervisor Académico en la Formación del Psicólogo: Estudio Bibliométrico

Resumo

Objetivou-se conhecer e mapear a produção científica sobre práticas e experiências de supervisores de estágio acadêmico na formação em Psicologia no Brasil. A estratégia de busca eletrônica foi realizada em três bases de dados (IndexPsi, Pepsic e SciElo). Também foram consultadas as listas de referência dos artigos identificados. Os termos-chave usados na busca foramsupervisão e psicologia. A busca selecionou 22 artigos, publicados entre 1970 e 2012, que foram analisados segundo seus indicadores bibliométricos e de acordo com o foco desta revisão. Verificou-se que a supervisão acadêmica é um momento importante da formação do psicólogo no qual o supervisor exerce papel central quanto à construção da identidade profissional dos estudantes. Existem lacunas relativas à reflexão sobre as práticas de supervisão e suas diferentes variáveis. Outras pesquisas são estimuladas para abordar os espaços de supervisão e as trajetórias dos supervisores no exercício dessa função.

Supervisão acadêmica; Supervisão prática; Psicologia; Bibliometria

Conselho Federal de Psicologia SAF/SUL, Quadra 2, Bloco B, Edifício Via Office, térreo sala 105, 70070-600 Brasília - DF - Brasil, Tel.: (55 61) 2109-0100 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revista@cfp.org.br