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Indicadores do ENADE na gestão das bibliotecas universitárias

RESUMO

As funções das bibliotecas universitárias (BUs) são de fornecer a infraestrutura bibliográfica, documentária e informacional para subsidiar as atividades científicas, além de divulgarem o conhecimento produzido por seu corpo acadêmico para a sociedade. Para alcançarem a sua missão as BUs precisam ser avaliadas e, no Brasil, essa avaliação é feita pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) por meio do Questionário do Estudante (QE). O presente trabalho avaliou a qualidade dos indicadores utilizados no QE para a avaliação das BUs. Essa qualidade foi avaliada quanto à presença das seguintes propriedades essenciais para os bons indicadores: estabilidade, validade e importância dos parâmetros. Para a análise da estabilidade, foi analisada a repetição das perguntas do QE no período de 2004 a 2014. Quanto à validade, foi feita a análise de correlação entre os resultados obtidos no QE com outro indicador teoricamente relacionado. Já para a análise da importância, foi formado um grupo de especialistas, composto por bibliotecários com experiência na gestão de BUs e, por meio do método Delfos, foram avaliados os indicadores quanto a sua relevância. O trabalho constatou que os indicadores utilizados pelo ENADE são considerados importantes, porém não possuem estabilidade e validade.

Palavras-chave:
Avaliação de bibliotecas; Construção de Indicadores; Método Delphi

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