Acessibilidade / Reportar erro

Missão cumprida

EDITORIAL

Missão cumprida

Ao completar três décadas e meia de publicação contínua, e ser lançada pontualmente, a revista Perspectivas em Ciência da Informação, e sua antecessora, a Revista da Escola de Biblioteconomia da UFMG, vem utilizando as novas tecnologias da informação para comunicação científica difundidas, inicialmente, no meio acadêmico, e que, nesse novo milênio, procuram propiciar a inclusão e o acesso da população de baixa renda à informação disponível eletronicamente, através de instalação de micro-computadores e acesso à internet em bibliotecas públicas e em instituições de fácil acesso aos cidadãos.

Nesse sentido, uma década de Perspectivas em Ciência da Informação encontra-se disponível em formatos impresso e eletrônico, do primeiro número do volume 1, de 1996, até o volume 11, número 3, de 2006. A partir do volume 12, número 1, de 2007 está disponível apenas eletronicamente. Embora se conheça todas as vantagens de uma revista em meio eletrônico, a decisão em disponibilizar Perspectivas em Ciência da Informação apenas neste formato foi penosa de ser adotada pelo Conselho Editorial e pela direção da Escola de Ciência da Informação, e foi este o motivo de se protelar a decisão até o momento.

Entretanto, a supressão do formato impresso não afetará a meta de manutenção do nível de qualidade de seus artigos aceitos para publicação. Uma análise mais atenta do fluxo de submissões mostra que, nos últimos anos, tem-se verificado um aumento significativo no número de artigos encaminhados, permitindo uma seleção criteriosa que destaque a qualidade como fator primordial.

A iniciativa de convidar especialistas de instituições nacionais e internacionais para integrarem o Conselho Consultivo tem-se mostrado uma medida acertada, uma vez que o tempo de avaliação dos artigos constitui um dos principais gargalos na publicação de uma revista científica. Outras iniciativas implementadas referem-se à colocação do título, resumo e palavra-chave em inglês após as datas de recebimento e aceitação do artigo, e à criação de novas seções, como a de Tradução, que, eventualmente, poderá incluir trabalhos relevantes para a área, os quais tenham sido publicados em revistas internacionais.

Sua nova periodicidade, que passou a ser quadrimestral a partir do primeiro fascículo do volume 11, de abril de 2006, aliada ao aumento do número de pareceristas, vem tornando Perspectivas em Ciência da Informação um veículo mais ágil para os pesquisadores divulgarem os resultados de seus trabalhos mais rapidamente. Tal periodicidade possibilitará também aos professores, pesquisadores e bibliotecários estrangeiros submeterem seus artigos resultantes de pesquisas que, avaliados por seus patrícios e parecereistas brasileiros, se aceitos, serem publicados nos próximos fascículos, no idioma original.

Para a execução de todas essas iniciativas, Perspectivas em Ciência da informação contou, nos últimos três anos, com o apoio imprescindível do CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - e da Pró-Reitoria de Pesquisa da UFMG, os quais foram fundamentais para a continuidade e a manutenção da revista nos dois formatos. Infelizmente, a UFMG não lançou novo edital de apoio à publicação de suas revistas em 2007 e, assim, Perspectivas em Ciência da informação tem, este ano, apenas o apoio do CNPq, o qual não é suficiente para a publicação, no formato impresso, dos três números previstos.

O presente fascículo inclui as seções Artigos, Revisões de literatura, Traduções, Resumos de dissertações e Resumos de teses.

Artigos

Gestão do conhecimento ou gestão de organizações da era do conhecimento ? um ensaio teórico-prático a partir de intervenções na realidade brasileira, de Rivadávia Correa Drummond de Alvarenga Neto, Ricardo Rodrigues Barbosa e Heitor José Pereira, relata as motivações, concepções, práticas gerenciais, ênfases, métricas, indicadores e resultados de programas de gestão do conhecimento em três empresas que atuam no Brasil.

Uso da informação empresarial no processo de decisão estratégica em empresas de base tecnológica – EBTS: o caso do Centro Empresarial para Laboração de Tecnologias Avançadas – CELTA, de Mauro Sérgio Boppré Goulart, revela que há, por parte dos gestores das empresas selecionadas, o reconhecimento sobre a necessidade e a relevância das informações estratégicas no processo decisório de gestão.

Produção científica em ciência da informação: análise temática em artigos de revistas brasileiras, de Leilah Santiago Bufrem, Helena de Fátima Nunes Silva, Cecília Lícia Silveira Ramos e Medina Fabian e Tidra Vianna Sorribas, analisa a produção científica em artigos de revistas brasileiras da área, através do recorte de 442 títulos de uma base de dados de periódicos nacionais de ciência da informação.

Indicadores bibliométricos de cooperação científica internacional em bioprospecção, de Ricardo Arcanjo de Lima, Léa Maria Leme Strini Velho, Leandro Innocentini Lopes de Faria, busca observar os fatores que influem nas relações de colaboração científica de uma atividade de pesquisa multidisciplinar, como afinidades econômicas, culturais e geográficas.

Web Semântica, de Maria Elisa Valentim Pickler, propõe a criação de ontologias, visando atribuir sentido e significado ao conteúdo dos documentos para atuar como ferramenta de representação do conhecimento.

Indicadores de desempenho de bibliotecas no campo da saúde, de Maria Cristina S. Guimarães, Etiene Gonzalez Lins, Jeorgina Gentil Rodrigues Camila Clementino Lamarão, Márcia Jabor Santos, Vânia Guerra da Silva e Diones Ramos da Silva, constitui projeto piloto de pesquisa, na Fiocruz, sobre a implantação de um programa de avaliação de desempenho de bibliotecas no campo da saúde.

SIA - Sistema de inventário automatizado para as bibliotecas do SIBi/USP, de Rosa Maria Fischi Zani, Alexandre Merlos Ruiz, Élyde Maurício de Campos, Maria José de Jesus Carvalho, Regiane Pereira dos Santos, Ricardo Amaral de Faria e Solange Alves Otto Franco, descreve a criação e a implantação do Sistema de inventário automatizado nas bibliotecas em questão, ressaltando as vantagens do emprego da tecnologia para tornar mais ágil, eficaz e confiável esse processo de inventário automatizado.

Revisões de literatura

Análise da nova gestão do conhecimento: perspectivas para abordagens críticas, de Luiz Fernando de Barros Campos, procura explorar os conceitos básicos das novas abordagens da gestão do conhecimento e estabelecer um diálogo com obras proeminentes enfocando temas em suas relações com o modelo proposto.

A estética da recepção e as práticas de leitura do bibliotecário-indexador, de Fabrício José Nascimento da Silveira e Maria Aparecida Moura, discute a leitura desenvolvida por bibliotecários em contextos de representação temática, dialogando com conceitos fundamentais da estética da recepção como: horizonte de expectativa, efeito, emancipação e leitor implícito.

Ética bibliotecária no contexto atual, de Francisco das Chagas de Souza, toma como referência as três últimas décadas do século XX, nas quais mostra que há predominância do entendimento da ética sob uma perspectiva meramente prática e de aferição de qualidade e que a invocação dessa temática é sinal para se atingir a solução de um problema de natureza intersubjetiva.

Traduções

O conceito de informação, de Rafael Capurro e Birger Hjorland, discute o conceito como usado na linguagem cotidiana, no sentido de conhecimento comunicado, e seu papel na sociedade contemporânea, tentando traçar um panorama sobre a situação presente do conceito de informação em ciência da informação, na perspectiva de suas relações interdisciplinares.

Ao completar nosso mandato como Editor de Perspectivas em Ciência da informação, tendo participado da criação de sua antecessora, a Revista da Escola de Biblioteconomia da UFMG, em 1972, e acompanhado quase toda sua trajetória, seja como Editor, Editor-Adjunto ou como membro do Conselho Editorial, consideramos cumprida a missão de um editor. O norte perseguido durante estes quatro mandatos foi a publicação de uma revista que: inclua artigos de qualidade; seja pontual e regular; conte com corpo de pareceristas de nivel internacional; esteja com sua coleção totalmente no formato eletrônico; tenha sido selecionada para integrar a coleção SciELO; seja analisada por diversos serviços de indexação e resumo, além de estar avaliada como "A" Nacional, pela Capes. Por todos estes qualificativos, ela está apta a alcançar a classificação máxima da Capes, em curto espaço de tempo.

Nesta oportunidade, agradecemos aos Diretores da Escola de Biblioteconomia, da Escola de Ciência da Informação, aos Membros do Conselho Editorial e do Conselho Consultivo que se sucederam ao longo dos anos, pela confiança em nós depositada, e as preciosas sugestões e apoio às ações implementadas à frente de nossa Revista.

Auguramos êxito contínuo aos próximos Editores e que Perspectivas em Ciência da informação continue a se destacar pelo pioneirismo na área, pela qualidade dos artigos selecionados, e pelo nivel de sua avaliação pelas instituições competentes.

Prof. Paulo da Terra Caldeira

Editor

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    04 Jun 2007
  • Data do Fascículo
    Abr 2007
Escola de Ciência da Informação da UFMG Antonio Carlos, 6627 - Pampulha, 31270- 901 - Belo Horizonte -MG, Brasil, Tel: 031) 3499-5227 , Fax: (031) 3499-5200 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: pci@eci.ufmg.br