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Dados abertos conectados e gestão do conhecimento: estudos de caso cientométricos em uma universidade brasileira

Linked open data and knwoledge management: scientometric study cases in a brazilian university

RESUMO

Este artigo se baseia na relação de três conceitos: Gestão do Conhecimento, Cientometria e Dados Abertos Conectados. No contexto das universidades, objetiva-se discutir a promoção da Gestão do Conhecimento institucional amparada por Dados Abertos Conectados advindos do domínio da Cientometria. Para tanto, baseando-se nos preceitos da Web Semântica, pontualmente, no processo metodológico Linked Data Lifecycle, duas bases de dados são abertamente mantidas na Web de Dados: a) o histórico do Índice Qualis (2005-2015); e b) um conjunto de registros de publicações em periódicos extraído da Plataforma Lattes. Como resultado, três estudos de caso reais são desenvolvidos, os quais consumem, relacionam e exploram os dados dessas fontes. Mediante os estudos realizados, conclui-se que as práticas relativas aos Dados Abertos Conectados contribuem na formação de bases de conhecimento institucionais, podendo suportar diversos estudos bibliométricos e cientométricos ou as atividades aderentes à Gestão do Conhecimento universidades brasileiras.

Palavras-chave:
Gestão do Conhecimento; Dados Abertos Conectados; Web Semântica; Cientometria; Produtividade Institucional.

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