Acessibilidade / Reportar erro

Marketing científico digital e métricas alternativas para periódicos: da visibilidade ao engajamento

Scientific digital marketing and altmetrics for academic journals: from visibility to engagement

O artigo reflete sobre o papel do marketing científico digital no aumento da visibilidade dos periódicos científicos bem como do acompanhamento e avaliação do seu impacto social por meio da altmetria. Para tanto apresenta esse tipo de marketing como forma de promoção e divulgação dos periódicos para os quais seus editores devem: construir e manter uma presença online; oferecer um conteúdo adequado aos ambientes que atuar, e; estabelecer uma atuação responsiva. Discorre sobre os principais indicadores do marketing científico digital e por fim, situa a altmetria como método para coleta e análise de tais indicadores com atenção ao custo e padrões exigidos pelos periódicos.

Marketing científico digital; Altmetria; Visibilidade de periódicos; Comunicação científica


Escola de Ciência da Informação da UFMG Antonio Carlos, 6627 - Pampulha, 31270- 901 - Belo Horizonte -MG, Brasil, Tel: 031) 3499-5227 , Fax: (031) 3499-5200 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: pci@eci.ufmg.br