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Paradigmas e interesses do conhecimento na Ciência da Informação: um estudo sobre as dissertações de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco (2011 a 2013)

Paradigms and interests of knowledge in Information Science: a study on master's theses in the Graduate Program in Information Science from the Federal University of Pernambuco (2011-2013)

RESUMO

Na trajetória histórica da ciência, inúmeras foram as perspectivas utilizadas no esforço de compreensão dos fenômenos da natureza intrínsecos ao processo de construção do conhecimento científico. Admitindo a multiplicidade de seus objetos investigados, o conhecimento científico veio sendo ramificado em ciências particulares do saber, estando elas relacionadas em duas categorias: ciências formais e ciências empíricas, incluída nesta última categoria, as chamadas Ciências Sociais Aplicadas, área na qual a Ciência da Informação (CI) encontra-se inserida. Sendo assim, a presente pesquisa buscou, a partir do estudo da produção acadêmica do campo da Ciência da Informação, compreender a natureza paradigmática das pesquisas no contexto da Ciência da Informação, bem como o interesse de produção do conhecimento nas pesquisas analisadas. Como corpus de estudo, optou-se por analisar as dissertações defendidas no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), compreendendo o período entre os anos de 2011 a 2013. Elencadas as 26 dissertações defendidas entre o período mencionado, constatou-se a predominância do paradigma positivista orientado, majoritariamente, por um viés de interesse técnico.

Palavras-chave:
Pós-graduação em Ciência da Informação; Ciência da Informação; Dissertações de mestrado PPGCI/UFPE

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