Acessibilidade / Reportar erro

Declaração de fontes de insumo da pesquisa científica: esta prática deve ser incorporada à gestão da informação organizacional?

Esta pesquisa estuda a declaração de fontes de insumo da pesquisa científica, mais especificamente, se esta prática acadêmica pode ser considerada um bom exemplo a ser seguido pelas organizações. Sete hipóteses abordam duas dimensões associadas a fontes de informação: origem (primária ou secundária) e natureza (dado ou informação). Observou-se que as declarações de fontes da pesquisa acadêmicas são problemáticas, a maioria feita de forma incompleta ou imprecisa. Isto não reduz a importância da prática, simplesmente indica que a academia não deve ser considerada como um espaço privilegiado, com amplo domínio e excelência na prática. No entanto, o ambiente de informação organizacional pode aprender e beneficiar-se da experiência da academia científica. A partir da análise de textos da academia, um conjunto de procedimentos foi desenvolvido, com o propósito de auxiliar pesquisadores e analistas organizacionais a elaborarem análise completa e precisa das fontes de informação declaradas, seja na comunicação científica ou organizacional.

Fonte primária; Fonte secundária; Fonte de pesquisa; Comunicação científica


Escola de Ciência da Informação da UFMG Antonio Carlos, 6627 - Pampulha, 31270- 901 - Belo Horizonte -MG, Brasil, Tel: 031) 3499-5227 , Fax: (031) 3499-5200 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: pci@eci.ufmg.br