Acessibilidade / Reportar erro

Competência midiática no processo de inteligência competitiva voltada ao uso das mídias sociais: modelo de inter-relação aplicável nas organizações

Media literacy in the competitive intelligence process focused on social media: interaction model applicable to organizations

RESUMO

O objetivo do artigo é refletir a contribuição da competência midiática ao processo de inteligência competitiva no âmbito das mídias sociais. A metodologia consiste em uma revisão sistemática da literatura em bases de dados brasileiras em Ciência da Informação. As discussões demonstraram relevância no estudo da temática para que as organizações atinjam a competitividade mais facilmente, principalmente em países em desenvolvimento como o Brasil. A revisão sistemática demonstrou que a temática é pouco estudada pela Ciência da Informação, demonstrando oportunidades de pesquisas futuras. As considerações finais apontam um modelo de inter-relação para ser utilizado em práticas do fenômeno nas organizações.

Palavras-chave:
Competência midiática; Inteligência competitiva;Redes Sociais; Vantagem Competitiva; Revisão Sistemática da Literatura

Escola de Ciência da Informação da UFMG Antonio Carlos, 6627 - Pampulha, 31270- 901 - Belo Horizonte -MG, Brasil, Tel: 031) 3499-5227 , Fax: (031) 3499-5200 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: pci@eci.ufmg.br