Acessibilidade / Reportar erro

Toxicidade e sinergismo de óleo essencial de Piper aduncum L. em populações de Sitophilus zeamais (Coleoptera: Curculionidae)

RESUMO

Estudos sobre o uso de óleo essencial de Piper aduncum L. (OEPA) como sinérgico em pragas de grãos armazenados ainda são incipientes. Objetivou-se determinar a toxicidade de deltametrina e OEPA, bem como estudar o efeito da mistura binária de OEPA + deltametrina, em cinco populações brasileiras de Sitophilus zeamais. A toxicidade foi investigada com base em dados de concentração-mortalidade de deltametrina e OEPA em treze populações de S. zeamais. A população padrão de suscetibilidade de ¼ CL20 foi utilizada com as combinações de deltametrina para gerar concentrações letais capazes de causar mortalidade de 50 e 95 % (CL50 e CL95). Uma mistura binária de OEPA x deltametrina também foi testada em cinco populações de S. zeamais para detectar o efeito sinérgico com a deltametrina. As curvas concentração-mortalidade foram geradas e os valores de toxicidade residual após 24 h de exposição variaram 0,003-0,08 µL cm-2 para deltametrina, 0,04-2,038 µL cm-2 para OEPA e 0,0016-0,014 µL cm-2 para a mistura binária. As populações de S. zeamais apresentaram toxicidade desigual em resposta à deltametrina. A população de Jacarezinho (PR) apresentou resistência, com os índices de toxicidade para CL50 aumentando 3,06 e 4,13 vezes, em comparação às populações suscetíveis para OEPA e deltametrina, respectivamente. A população de Barbacena (MG) foi considerada padrão de suscetibilidade nos bioensaios de toxicidade de OEPA. A mistura binária suprimiu o mecanismo de resistência das populações de S. zeamais testadas devido à ação sinérgica do bioinseticida com a deltametrina.

PALAVRAS-CHAVE:
Gorgulho do milho; deltametrina; inseticida botânico

Escola de Agronomia/UFG Caixa Postal 131 - Campus II, 74001-970 Goiânia-GO / Brasil, 55 62 3521-1552 - Goiânia - GO - Brazil
E-mail: revistapat.agro@ufg.br