Acessibilidade / Reportar erro

Casamento no Cárcere: Agenciamentos Identitários e Conjugais em uma Galeria LGBT1 1 Artigo derivado da dissertação de mestrado da primeira autora sob a orientação do terceiro autor, defendida no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Apoio: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Matrimonio en la Cárcel: Agenciamentos Identitários y Conyugales en una Galería LGBT

Resumo:

O presente artigo discute a concepção de casamento em uma galeria direcionada a homossexuais, bissexuais, travestis e mulheres transexuais e seus companheiros em um presídio masculino. Casamento é um dos termos êmicos chave para a análise dos campos aqui compreendidos como políticos, tanto identitários como de conjugalidade. Utilizou-se a Teoria Fundamentada como dimensão metodológica, de modo a possibilitar compreensões situadas acerca das formas estratégicas de agenciamento no território carcerário engendrado por pessoas em detenção. Foram realizadas oito entrevistas de caráter narrativo com pessoas da galeria. Os resultados apontam que os processos políticos se associam às experiências de violência, afeto e resistência, configurando um espaço de negociação cujos sentidos se tensionam cotidianamente.

Palavras-chave:
sexualidade; gênero; mulher trans; homossexualidade; disciplina na prisão

Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Av.Bandeirantes 3900 - Monte Alegre, 14040-901 Ribeirão Preto - São Paulo - Brasil, Tel.: (55 16) 3315-3829 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: paideia@usp.br