Acessibilidade / Reportar erro

Evidências de Validade do Zulliger-SC Para Uso com Crianças

Resumo

No Brasil, há uma escassez de instrumentos para avaliar a dinâmica afetiva e cognitiva de crianças, sendo necessário investir em pesquisas que busquem evidências de validade de técnicas de avaliação para esse público. O Teste de Zulliger no Sistema Compreensivo (Zulliger-SC) é um instrumento que avalia o modo de apreensão da realidade, afetos, auto-percepção, relacionamento interpessoal e funcionamento cognitivo, sendo indicado para uso com crianças, embora sejam escassos os estudos que demonstrem sua validade. Buscou-se contribuir para preencher essa lacuna, comparando os desempenhos de crianças em diferentes etapas do desenvolvimento. Participaram da pesquisa 103 crianças de 6 e 12 anos, estudantes de escolas públicas do interior do estado de São Paulo, que responderam ao instrumento individualmente, na própria escola. O Zulliger-SC diferenciou os participantes de modo coerente ao esperado teoricamente para suas idades, contribuindo com evidências de validade de uso do Zulliger-SC com crianças.

Palavras-chave
teste de Zulliger; validade do teste; desenvolvimento infantil

Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Av.Bandeirantes 3900 - Monte Alegre, 14040-901 Ribeirão Preto - São Paulo - Brasil, Tel.: (55 16) 3315-3829 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: paideia@usp.br