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Desempenho Acadêmico de Alunos Imigrantes e Expectativas Docentes

Resumo

Este estudo teve por objetivo investigar se o pensamento dos professores é um pensamento profético, ou seja, se suas atitudes e ações sugestionam os alunos e condicionam o seu desempenho acadêmico. Para este fim, são analisadas as crenças de 167 professores de Educação Infantil, Educação Básica e Ensino Médio da província de Córdoba (Espanha). Foi utilizado um questionário para saber a relação entre os alunos imigrantes e sua possível influência no desempenho acadêmico. Os resultados mostram, em primeiro lugar, a baixa confiança dos professores nos alunos não nativos, fenômeno em grande parte inconsciente; em segundo lugar, registra-se um desempenho acadêmico mais baixo neste corpo discente em relação aos autóctones e, finalmente, um estilo de atribuição externo aos professores, para os quais as famílias e os recursos organizacionais da instituição escolar, e não eles, são os fatores determinantes do desempenho acadêmico.

Palavras-chave:
imigração; competência; diversidade cultural; rendimento escolar; expectativas do professor

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