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Equivalência de Estímulos e Aumento de Acertos na Solução de Problemas de Adição e Subtração

Propriedades dos problemas aritméticos que dificultam a sua solução têm sido investigadas para propor intervenções que gerem aumento de acertos ao resolvê-los. O objetivo deste estudo foi avaliar se a formação de dois conjuntos de classes equivalentes de adição e subtração atingiria esse objetivo. Investigou-se também o efeito do treino de resolução de problemas na forma de balança e do ensino de algoritmos. Participaram oito estudantes do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Após a formação das classes, todos os participantes apresentaram crescimento médio de 25% no Pós-teste 1. Posteriormente, ao final do treino com a balança, houve crescimento médio de 25% no Pós-teste 2. No Teste de Generalização 1, todos apresentaram acertos acima de 75%. Após o ensino dos algoritmos, verificou-se crescimento médio de 8% no Pós-teste 3, e 100% de acertos na reaplicação do teste de generalização. Os procedimentos empregados produziram ganhos no comportamento de resolver problemas aritméticos.

equivalência de estímulos; solução de problemas; matemática


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