Acessibilidade / Reportar erro

Apoio Social como Moderador do Conhecimento Infantil em Mães Adolescentes

Resumo:

O conhecimento sobre desenvolvimento infantil (CDI) é importante nos cuidados da criança. Embora estudos revelem que mães adolescentes tendem a ter um CDI inferior às adultas, desconhecem-se variáveis associadas à sua variação no decorrer do tempo. O objetivo foi investigar longitudinalmente o CDI em uma amostra de mães adolescentes e sua associação com qualidade do comportamento materno, apoio social e depressão pós-parto. O CDI foi avaliado em termos de acertos e erros nas respostas a diferentes dimensões do desenvolvimento infantil. Originalmente participaram do estudo 49 adolescentes (16.49 anos; DP = 1.58) que responderam ao CDI, apoio social e depressão pós-parto na gravidez, três (n = 41), seis (n = 39) e 12 meses pós-parto (n = 35). Resultados revelaram que o CDI melhorou durante o primeiro ano de vida, qualificado por uma interação com apoio social. O apoio social pode trazer informações às quais, em geral, as mães adolescentes têm menos acesso, particularmente em mães adolescentes que vivem em contextos de vulnerabilidade.

Palavras-chave:
desenvolvimento infantil; mães adolescentes; grupos de apoio; depressão pós-parto

Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Av.Bandeirantes 3900 - Monte Alegre, 14040-901 Ribeirão Preto - São Paulo - Brasil, Tel.: (55 16) 3315-3829 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: paideia@usp.br