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Expertise no Estudo de Automatismo: Uma Aplicação em Consumo de Estética

A rotina é uma das formas de automatizar comportamentos e em consumo não é diferente. Os modelos explicativos de compra descritos na literatura partem de compras conscientes ou racionais e não se aplicam às automáticas. O modelo proposto aqui é inspirado e adaptado da análise do comportamento e trata de integrar outras variáveis tipicamente negligenciadas nos modelos tradicionais, incluindo variáveis contextuais. O objetivo deste estudo foi descrever a relação entre os relatos de comportamentos ligados ao consumo de beleza (operacionalizados em quatro variáveis: comentar, informar-se, usar produtos e serviços cosméticos) e as variáveis individuais e de cenário de compra direcionadas à beleza. Para isso, responderam a um questionário online 953 mulheres brasileiras. O modelo foi testado e parcialmente confirmado. As variáveis psicológicas contextuais sociais foram as únicas que predisseram os comportamentos de compra rotineira. As variáveis demográficas e as individuais não entraram como variáveis explicativas em nenhum dos comportamentos mensurados. Sugere-se que novos estudos utilizem e contribuam para este modelo no intuito de auxiliar no entendimento da compra automática.

estética; comportamento do consumidor; automatismo


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