Acessibilidade / Reportar erro

Hierarquia, Violência e Bullying Entre Estudantes da Rede Pública do Ensino Fundamental

Resumo

Na escola, existem hierarquias formadas entre alunos que podem ocasionar violência entre eles, especialmente o bullying; este estudo pesquisou a relação entre essas hierarquias e a violência escolar. Foram aplicadas a Escala de Hierarquias Escolares e a Escala de Avaliação de Agressão pelos Colegas a 274 alunos do nono ano do Ensino Fundamental de quatro escolas públicas paulistas de ambos os sexos; idade média 14,08 anos (DP=0,81). Os alunos mais indicados como populares, melhores em educação física e piores nas disciplinas de sala de aula foram mais associados à autoria da agressão escolar, e os impopulares e com piores desempenhos em educação física como os alvos dessa agressão. Assim, é importante que os educadores reflitam e atuem de modo a combater a violência escolar proveniente dessas hierarquias.

Palavras-chave:
violência escolar; rendimento escolar; bullying

Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Av.Bandeirantes 3900 - Monte Alegre, 14040-901 Ribeirão Preto - São Paulo - Brasil, Tel.: (55 16) 3315-3829 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: paideia@usp.br