Resumo
A orientação profissional (OP) envolve diversas variáveis que podem auxiliar o indivíduo a realizar uma escolha profissional e construir sua carreira. O objetivo desse estudo foi analisar a relação entre a autoeficácia para escolha profissional e a adaptabilidade de carreira em estudantes do ensino médio, além de verificar possíveis diferenças quanto à intenção ou não em participar de um processo de OP. Participaram 272 alunos, de uma escola pública, com idade entre 14 e 19 anos, sendo 51,5% do sexo feminino. Foram aplicados um Questionário sociodemográfico, a Escala de Autoeficácia para Escolha Profissional (EAE-EP) e a Career Adapt-Abilities Scale (CAAS-Brasil). A partir das análises de correlação de Pearson, ANOVA e d de Cohen, os resultados indicaram correlações positivas entre os construtos, além disso, foi observada a diferença entre os alunos que gostariam ou não de passar por um processo de OP. As implicações para a prática são discutidas.
Palavras-chave:
autoeficácia; desenvolvimento profissional; escolha profissional; ensino médio