Acessibilidade / Reportar erro

Ensino Superior a Distância: Possibilidade de Evasão, Estilos e Estratégias de Aprendizagem

Resumo

A Educação a Distância (EAD) tem se mostrado adequado ao atual campo de Treinamento, Desenvolvimento e Educação (TD&E), que passa constantemente por transformações decorrentes de inovações tecnológicas. Características dos estudantes é um dos fatores responsáveis pelo abandono de programas de EAD. O objetivo deste estudo foi relacionar a possibilidade de evasão de um curso em EAD e as variáveis pertencentes às características do estudante (Estratégias e Estilos de Aprendizagem). Responderam, virtualmente, aos instrumentos de Estilos e Estratégias de Aprendizagem, 135 alunos matriculados em um curso superior a distância. Os resultados demonstraram que a maioria dos participantes que não abandonariam o curso utilizam as Estratégias de Aprendizagem Autorregulatórias e Comportamentais e apresentam o Estilo de Aprendizagem relacionado ao Ambiente de Estudo. Os dados obtidos contribuem para futuros planejamentos de programas de TD&E, que devem levar em consideração as características da clientela.

Palavras-chave:
educação a distância; características do estudante; evasão

Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Av.Bandeirantes 3900 - Monte Alegre, 14040-901 Ribeirão Preto - São Paulo - Brasil, Tel.: (55 16) 3315-3829 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: paideia@usp.br