Acessibilidade / Reportar erro

Estratégias de Aprendizagem e de Regulação Emocional de Estudantes de Pedagogia

Este estudo objetivou investigar relações entre as estratégias de aprendizagem e de regulação emocional de 298 alunos do 1º ao 4º anos, de ambos os sexos e idade entre 18 e 54 anos dos cursos de Pedagogia de uma universidade pública e uma particular de uma cidade no interior do Estado de Minas Gerais. Buscou-se também analisar a contribuição conjunta da regulação emocional, da idade e do ano de curso nos escores das estratégias de aprendizagem. Os dados foram coletados por meio de duas escalas para univesitários do tipo Likert: uma de estratégias de aprendizagem e outra de regulação emocional. Resultados evidenciaram uma correlação positiva, moderada e significativa entre as estratégias de aprendizagem e as de regulação emocional dos participantes. A regulação emocional, a faixa etária e o ano de curso mostraram-se conjuntamente associadas aos escores das estratégias de aprendizagem. Os dados obtidos são discutidos em termos de suas implicações psicoeducacionais.

aprendizagem; metacognição; autocontrole; formação de professores


Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Av.Bandeirantes 3900 - Monte Alegre, 14040-901 Ribeirão Preto - São Paulo - Brasil, Tel.: (55 16) 3315-3829 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: paideia@usp.br