Acessibilidade / Reportar erro

Autorregulação para Compreensão de Leitura: Propriedades Psicométricas de Duas Escalas de Motivação

Resumo

As metas de realização e a autoeficácia integram a dimensão motivacional da aprendizagem autorregulada. Este estudo teve por objetivo investigar as propriedades psicométricas iniciais da Escala Metas de Realização para a Compreensão de Leitura e da Escala Autoeficácia para Compreender a Leitura. Na investigação da evidência de validade de conteúdo participaram três juízes especialistas e 16 estudantes do Ensino Fundamental II, que apontaram para a adequação teórica e prática das escalas. A evidência de validade baseada na estrutura interna foi obtida com uma amostra de 522 estudantes, utilizando-se como recursos estatísticos a aplicação de análises fatoriais. Verificou-se a plausibilidade dos modelos da Escala de Metas de Realização, constituída de três fatores, e da Escala de Autoeficácia, unifatorial, bem como a identificação de estimativas adequadas de fidedignidade. Os resultados deste estudo indicam que as escalas podem ser utilizadas em investigações exploratórias. Sugere-se a continuidade das pesquisas para ampliar a sua qualidade psicométrica.

Palavras-chave:
objetivos; autoeficácia; autogestão; habilidades para leitura

Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Av.Bandeirantes 3900 - Monte Alegre, 14040-901 Ribeirão Preto - São Paulo - Brasil, Tel.: (55 16) 3315-3829 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: paideia@usp.br