Resumo
Este estudo teve por objetivo avaliar, simultaneamente, os fatores associados à satisfação de 84 pacientes e de 84 familiares com o tratamento recebido e a satisfação de 67 profissionais com o trabalho realizado em um serviço de saúde mental. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, de corte transversal, com delineamento correlacional e análise de dados multivariada. Os participantes responderam questões das Escalas de Satisfação e questionários sociodemográficos. Os resultados apontaram que as variáveis idade de início do transtorno psiquiátrico, receber o apoio dos profissionais, receber informações sobre o tratamento, nível de escolaridade e tempo de trabalho em saúde mental foram preditoras do grau de satisfação. A parceria com as famílias dos pacientes é importante para garantir sua satisfação e adesão ao tratamento. A forma como o sistema público de saúde gerencia a carreira dos profissionais tem contribuído para a sua insatisfação, necessitando de reformulações urgentes.
Palavras-chave:
serviços de saúde mental; serviços comunitários; serviços de saúde pública; satisfação