Acessibilidade / Reportar erro
Organizações & Sociedade, Volume: 30, Número: 106, Publicado: 2023
  • Inteligência Artificial, ChatGPT e Estudos Organizacionais Editorial

    Oliveira, Josiane Silva de; Neves, Ianaira Barreto Souza

    Resumo em Português:

    Resumo O avanço da utilização das Inteligências Artificiais (IAs) no campo científico, a exemplo de Connected Papers e ChatGPT, tem nos possibilitado refletir sobre como ferramentas tecnológicas se tornaram mediadores e participantes no contexto da educação e da academia. No campo das teorias organizacionais, a despeito das diferentes perspectivas de compreensão da incorporação das IAs na prática acadêmica, destacamos dois desafios em nosso cotidiano acadêmico. O primeiro desafio refere-se ao enfrentamento do colonialismo digital que as IAs nos impõem, considerando que elas se constituem por meio da reprodução de modelos de linguagem programados em países do “Norte global”. O segundo desafio diz respeito aos seus desdobramentos no processo de automatização da escrita acadêmica em administração. Consideramos a necessidade de se refletir como os usos das IAs podem reproduzir contemporaneamente nosso lugar no campo da ciência como o de extrativismo de dados científicos, a limitação do ensino da escrita acadêmica em administração como sendo a reprodução de uma “programação assistida” de modelos de linguagens hegemônicos e as possibilidades de desenquadrar como forma de contrapor essa dinâmica de automatização da escrita de artigos em administração.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The advancement of the use of Artificial intelligence in the scientific field, such as Connectedpapers and ChatGPT, has allowed us to reflect on how technological tools have become mediators and participants in the context of education and academia. In the field of organizational theories, despite the different perspectives on understanding the incorporation of AIs in academic practice, we highlight two challenges in our daily academic life. The first challenge refers to confronting the digital colonialism that AIs impose on us, considering that they constitute themselves through the reproduction of language models programmed in countries of the "global north” The second challenge concerns its unfoldings in the process of automation of academic writing in administration. We consider the need to reflect on how the uses of AIs can contemporarily reproduce our place in the field of science as one of scientific data extractivism, the limitation of the teaching of academic writing in administration as the reproduction of an "assisted programming" of hegemonic language models, and the possibilities of disentangling as a way of counteracting this dynamic of automation of article writing in administration.
  • Negócios e Direitos Humanos: um Terreno Tenso, Minado e Contestado Artigo

    Oliveira, Cintia Rodrigues de; Silveira, Rafael Alcadipani da

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste ensaio é analisar, criticamente, o recente campo de estudos denominado Negócios e Direitos Humanos ( Business and Human Rights ), que aborda os impactos negativos das violações de direitos humanos no âmbito corporativo, abrigando discussões teóricas, princípios, diretrizes, normativas e regulamentações. Desenvolvemos o ensaio concentrando-nos em três temas centrais: as atividades de negócios das corporações transnacionais impactam negativamente os direitos humanos em todo o mundo; as iniciativas criadas no sentido de abordar o impacto dos negócios sobre os direitos humanos são discursivas e, portanto, distantes das práticas; empresas e corporações utilizam-se de várias tentativas para a abstenção da responsabilidade, ainda que façam reparações simbólicas e materiais. Para isso, ilustramos com a abstenção da responsabilidade corporativa pelas violações de direitos humanos no caso do assassinato de João Alberto de Freitas cometido por seguranças do Carrefour no estacionamento de uma de suas lojas em Porto Alegre, no ano de 2020. Ao longo do texto, argumentamos que este campo revela as tensões entre negócios e respeito aos direitos humanos, entendendo que se trata de um campo minado e passível de ser contestado. Nossa contribuição reside em apontar caminhos para um envolvimento mais potente dos pesquisadores do campo da gestão, com os problemas reais que desafiam as sociedades, como as violações de direitos humanos no âmbito das organizações.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This essay aims to critically analyze the recent field of studies known as Business and Human Rights, which addresses the negative impacts of human rights violations at the corporate level, covering theoretical discussions, principles, guidelines, standards, and regulations. We developed the essay focusing on three key topics: the business activities of transnational corporations negatively impact human rights all around the world; the initiatives created in order to address the impacts of business over human rights are discursive and, therefore, distant from the practices; companies and corporations make various attempts to abstain from their responsibility, even if they make symbolic and material reparations. For this, we illustrate the abstention from corporate responsibility through the human rights violations in the case of João Alberto de Freitas’ murder committed by Carrefour security guards in the parking lot of one of its stores in Porto Alegre, in 2020. Throughout the text, we argue that this field reveals the tensions between business and respect for human rights, understanding that this involves a minefield susceptible to being contested. Our contribution lies in indicating paths for the heavier involvement of researchers from the field of management with the real problems that challenge societies, such as human rights violations at the organizational level.
  • Desenvolvimento Econômico como um Processo Social de Múltiplas Escalas Espaço-Temporais Artigo

    Mello Filho, Marcelo S. Bandeira de

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo procura, em primeiro lugar, demonstrar como o conceito de desenvolvimento foi usado de diversas formas ao longo da história. Os autores clássicos do desenvolvimento compreendiam o fenômeno como um processo complexo, que envolvia mudanças estruturais, transformações econômicas setoriais, projetos políticos de mudança social, atuação e planejamento por parte de diversos atores econômicos e políticos. Suas ideias influenciaram processos sofisticados de transformação social ocorridos especialmente durante a “era de ouro” do capitalismo. Da década de 1980 em diante, têm ganhado força teorias reducionistas sobre o desenvolvimento, as quais procuram explicá-lo como resultado, por exemplo, da especialização produtiva, da ação empreendedora ou de arranjos econômicos locais. O artigo também tem por objetivo estabelecer parâmetros metodológicos, tanto para a rejeição de abordagens reducionistas sobre o desenvolvimento quanto para a defesa de teorias abrangentes, que o compreendem como um fenômeno social complexo que ocorre em múltiplas escalas espaço-temporais.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The article seeks, first, to demonstrate how the concept of development has been used in different ways throughout history. The classical developmentalist authors understood the phenomenon as a complex process, which involved structural changes, sectoral economic transformations, political projects of social change and action and planning by various economic and political actors. Developmentalist ideas influenced sophisticated processes of social transformation that took place especially during the “golden age” of capitalism. From the 1980s onwards, reductionist theories about development have gained momentum. They seek to explain development as the result, for example, of productive specialization, entrepreneurial action or local economic arrangements. The article also aims to establish methodological parameters for the rejection of reductionist approaches to development and for the defence of comprehensive theories, which understand it as a complex social phenomenon that occurs in multiple space-time scales.
  • Mulheres que “Têm Tudo”: Família versus Trabalho em um Estudo de Caso de uma Empresa Norueguesa no Brasil Artigo

    Coelho, Magdalena Cortese; Häyrén, Anneli

    Resumo em Português:

    Resumo Investigamos a relação entre parentalidade e carreira em uma corporação norueguesa no Brasil, pelas lentes da teoria das Organizações Generificadas de Joan Acker. A estrutura de Acker, especialmente o Processo 4: “o trabalho mental interno de indivíduos dando sentido ao seu lugar e oportunidades na organização generificada” é útil nos níveis social, organizacional e individual. Desenvolvemos a estrutura comparando o trabalho mental de homens e mulheres em relação à parentalidade e oportunidades de carreira. Os resultados mostram que as mulheres querem licença maternidade mais longa, sabendo que a maternidade é um obstáculo. Os homens não querem licença paterna mais longa e não veem a paternidade como obstáculo. No entanto, ambos concordam a respeito do apoio da empresa à vida familiar. Questionamos a ideia de “escolhas” para as mulheres, uma vez que a maternidade é central quando se analisam os obstáculos à carreira. A discriminação é direta; as mulheres veem, mesmo que não saibam exatamente como funciona. “Ter Tudo” é um tema central da insatisfação das mulheres, tanto no Brasil quanto em outros lugares. A exportação de igualdade de gênero no contexto desta empresa multinacional pode ser mais uma expectativa, percepção e/ou mito do que uma realidade, apesar dos discursos oficiais. Uma análise das pesquisas de Acker e autoras brasileiras aponta a necessidade de abordar organizações/carreiras x família considerando parentalidade e trabalho do cuidado, ao invés de maternidade apenas. Este trabalho oferece contribuições práticas para a discussão da diversidade e sugerimos, para estudos posteriores, a inclusão de raça/etnia, orientação sexual e classe.

    Resumo em Inglês:

    Abstract We investigate the relationship between parentality and careers in a Norwegian corporation in Brazil, and using Joan Acker’s theory Gendered Organizations, we study how parental life could affect work life. Acker’s framework, especially Process 4: ‘the internal mental work of individuals making sense of their place and opportunities in the gendered organization’ is useful on societal, organizational and individual levels. We develop the framework by comparing men’s and women’s mental work regarding parentality and career opportunities. Results show that women want longer leaves, knowing that maternity is an obstacle. Men do not want longer father leave, and do not see fatherhood as obstacle. However, women agree with men about the company being supportive of their family life. We question the idea of “choices” for women since maternity is central when obstacles to careers are analyzed. Discrimination is blunt; women see it, even if they do not know how exactly it works. “Having it all” is a central theme of lack of satisfaction for women, in Brazil as elsewhere. Exporting gender equality in the context of this multinational company might be more an expectation, perception and/or myth than a reality, despite the current official statements. An analysis based on Acker and Brazilian authors point to the need of approaching organizations/careers x family considering e.g. parentality and care work, rather than maternity only. This work offers practical contributions to the diversity discussion and we suggest, for further studies, inclusion of e.g. race/ethnicity, sexual orientation, and class.
  • Desconstruindo o Dilema Glaser-Strauss: Uma Discussão Integrativa da Grounded Theory em Administração Artigo

    Conejero, Maria Carolina; MacLennan, Maria Laura Ferranty

    Resumo em Português:

    Resumo Strauss e Corbin (1990) Strauss e Corbin (1998) Glaser e Strauss (1967)

    Resumo em Inglês:

    Abstract The Grounded Theory was developed in the 1960s by sociologists Barney Glaser and Anselm Strauss as methodological or research style. New investigative paths have emerged from Grounded Theory application. The aim of the present study is to highlight the antagonism between Glaser and Strauss from a conceptual complementary perspective that opened room for a highly structured and inherently flexible methodology based on the integrative approach. The goal of the Grounded Theory is to develop theories based on systematically collected and analyzed empirical data. The classical approach proved to be excessively subjective to meet empirical research demands in management, overtime. Accordingly, several authors advocate for Strauss and Corbin’s (1990) ideas. The current essay-style study focuses on proposing and assessing an integrative approach framework for the Grounded Theory. Emphasis is given to the complementary qualities suggested by these authors, which are treated as non-exclusionary, despite being influenced by both Strauss and Corbin’s (1998) positivist style and Glaser and Strauss’ (1967) interpretive style. Furthermore, this theory adheres to the fundamental principle of the classical approach, although it emerged from the research process. This methodology’s application can be a promising option for scientific development, since it can disclose potentialities that give researchers flexibility and freedom to create. Thus, ontological and methodological assumptions are choices made by researchers, themselves, since they can gather research methods (mixed-methodology) and follow the combined and sequential use of quantitative and qualitative techniques to create well-founded theories.
  • A Aprendizagem Coletiva e em Rede Desenvolvida em Empreendimentos Formados por Mulheres da Economia Solidária: Uma Análise Pós-Colonialista Sobre uma Prática Feminista de Autogestão Artigo

    Soares, Maria de Nazaré Moraes; Rebouças, Sílvia Maria Dias Pedro; Lázaro, José Carlos

    Resumo em Português:

    Resumo Esta pesquisa surge dos estudos das práticas de gestão de mulheres a partir do lugar da autogestão no âmbito da Rede Feminista da Economia Solidária (Resf) e, por isso, desenvolveu-se ao longo da pesquisa o termo práticas feministas de autogestão, considerando-se as práticas que se performatizam na Economia Solidária (ES). O objetivo desta pesquisa é identificar e analisar uma das práticas feministas de autogestão observadas em campo: o desenvolvimento da aprendizagem coletiva e em rede. Os principais aportes teóricos articulados partem estudos sobre práticas de gestão feministas, da perspectiva da racionalidade substantiva, dos estudos sobre aprendizagem organizacional e a visão pós-colonialista que adere ao contexto das mulheres na ES. A coleta de dados foi implementada a partir da história oral temática em entrevistas semiestruturadas com mulheres da Resf e observação direta e indireta em campo entre os anos de 2018 e 2021, registradas em diários de campo. A perspectiva adotada para a análise dos dados é a análise crítica do discurso. Os resultados apontam para os seguintes achados: (I) não hierarquização da organização das práticas de aprendizagem; (II) troca intensa de informações dentro e fora da rede baseada nos laços de reciprocidade; (III) uma forma de aprendizagem que prioriza as experiências com um sistema de atividades no qual o conhecer não é separado do fazer. Para as mulheres, o conhecimento é integrado e distribuído na vida da comunidade, o que requer necessariamente o envolvimento que advém do sentimento de pertencimento e cuidado mútuo que as une.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This research arises from studies of women's management practices from the place of self-management within the scope of the Feminist Solidarity Economy Network (Resf) and, therefore, the term feminist practices of self-management was developed throughout the research, considering the practices that are performed in the Solidarity Economy (ES). The objective of this research is to identify and analyze one of the feminist practices of self-management observed in the field: the development of collective and networked learning. The main theoretical contributions used to mediate the discussion are based on studies of feminist management practices, on the perspective of substantive rationality, on studies on organizational learning and the post-colonialist view that adheres to the context of women in the SE. The data collection was implemented based on thematic oral history in semi-structured interviews with women from Resf and direct and indirect field observation between the years 2018 and 2021, recorded in field diaries. The perspective adopted for data analysis is critical discourse analysis. The results point to the following findings: (I) no hierarchization of the organization of learning practices; (II) intense exchange of information inside and outside the network based on reciprocal ties; (III) a form of learning that prioritizes experiences with a system of activities in which knowing is not separated from doing. For the women, knowledge is integrated and distributed in the life of the community, which necessarily requires the involvement that comes from the sense of belonging and mutual care that unites them.
  • Sob o Império da Técnica: A Razão Instrumental e a Rejeição da Política na Formação do Banco Central do Brasil Artigo

    Carvalho, Ricardo Vinicius C. dos Santos e; Paula, Ana Paula Paes de

    Resumo em Português:

    Resumo A partir da crítica à racionalidade instrumental, baseada em Weber, Habermas e Arendt, busca-se analisar, por meio de entrevistas das lideranças envolvidas na criação do Banco Central do Brasil (BCB), a tensão entre política e técnica na sua formação como burocracia. A pesquisa, de história oral, foi feita com base em entrevistas realizadas pelo CPDOC/FGV, publicadas em 2019, em 25 volumes da “Coleção História Contada do Banco Central do Brasil”, com lideranças que participaram da criação do BCB. Identificou-se, por meio das entrevistas, um discurso de rejeição à política em geral e de aversão às políticas de esquerda em específico, além da sagração da técnica ensejando uma visão tecnocrática do BCB, órgão que é tido como insulado burocraticamente, mas, no qual apenas uma técnica seria possível: a liberal-econômica de matriz neoclássica. Essas duas dimensões se combinam para estabelecer uma posição de sujeição da política à técnica em que até mesmo a democracia pode ser sacrificada para que se aproveitem oportunidades de implantação de uma determinada agenda técnico-econômica. Há indícios, portanto, de uma instrumentalidade da razão nas manifestações das lideranças do BCB, ao oporem técnica versus política, o que pode acarretar um processo de banalização do mal tal qual criticado por Arendt, sobretudo, ao enxergar regimes de exceção no país como meras oportunidades de criação do BCB e de implantação de uma agenda liberal-econômica. Essa perspectiva transforma a técnica em um entrave político, inclusive, com a rejeição ao maior produto de participação política democrática do país, a Constituição de 1988.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Using the critique of instrumental rationality, based on Weber, Habermas and Arendt, we analyze, through interviews of the leaders involved in the creation of the Central Bank of Brazil (BCB), the tension between politics and technique in its formation as a bureaucracy. This oral history research was based on interviews conducted by CPDOC/FGV, published in 2019, in 25 volumes of the "Told History of the Central Bank of Brazil Collection," with leaders who participated in the creation of the BCB. As a result, we identified a discourse of rejection of politics in general and aversion to left-wing policies in particular, in addition to the sacredness of technique, giving rise to a technocratic vision of the BCB, an organization that is seen as bureaucratically insulated, but in which only one technique would be possible: the neoclassical liberal economic view. These two dimensions combine to establish a position of subjection of politics to technique in which even democracy can be sacrificed as an opportunity to implement a certain technical-economic agenda. There are indications, therefore, of an instrumentality of reason in the manifestations analyzed, in pitting technique against politics, which can lead to a process of banalization of evil as criticized by Arendt, especially in seeing regimes of exception in the country as mere opportunities to create the BCB and to implement a liberal-economic agenda. This perspective transforms technique into a political obstacle, including with the rejection of the greatest product of democratic political participation in the country, the 1988 Constitution.
Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia Av. Reitor Miguel Calmon, s/n 3o. sala 29, 41110-903 Salvador-BA Brasil, Tel.: (55 71) 3283-7344, Fax.:(55 71) 3283-7667 - Salvador - BA - Brazil
E-mail: revistaoes@ufba.br