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Organizações & Sociedade, Volume: 20, Número: 64, Publicado: 2013
  • Apresentação Apresentação

    Pinho, José Antonio Gomes de
  • Despedida do editor

    Pinho, José Antonio Gomes de
  • Racionalidades subjacentes às ações de responsabilidade social corporativa

    Carvalho, Osório; Medeiros, Janann

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta pesquisa que buscou entender a disseminação da responsabilidade social corporativa (RSC), sob a perspectiva das racionalidades instrumental e substantiva. Um estudo de múltiplos casos permitiu aprofundar a compreensão desse fenômeno, levando à identificação de categorias de observação e à geração de proposições para estudos posteriores. O marco teórico trata dos conceitos de corporação, racionalidade substantiva, racionalidade instrumental e responsabilidade social corporativa. O estudo interpretativo, que focou casos de quatorze corporações de sete setores da economia, identificou a predominância de elementos de racionalidade instrumental em suas ações de RSC, os quais demonstram o cálculo utilitário de tais iniciativas. As conclusões do estudo contribuem para um refinamento desse conceito e criam um modelo de análise que pode ser utilizado para avaliar discursos sobre RSC em outros tipos de empresa e contextos, além de aprofundar o nível teórico das discussões e suscitar questões inéditas sobre o tema.

    Resumo em Inglês:

    This article presents research that sought to understand the spread of corporate social responsibility (CSR) from the perspective of instrumental and substantive rationality. A study of multiple cases enabled a deeper understanding of this phenomenon, leading to the identification of categories of observation and the generation of proposals for further studies. The theoretical framework was built on the concepts of corporation, substantive rationality, instrumental rationality and corporate social responsibility. The cases of fourteen corporations from seven different industries were analyzed. This analysis revealed the predominance of elements of instrumental rationality in the CSR initiatives undertaken, showing the underlying utilitarian calculation involved. Our findings contribute to refinement of the concept of corporate social responsibility and create an analytical model that can be used to evaluate discourse about CSR in other types of business organizations and other contexts, as well as contribute to deepening theoretical discussion and to raising new issues on the topic.
  • Lealdade em compras online versus offline: reflexões sobre os fatores relevantes

    Gouvêa, Maria Aparecida; Oliveira, Braulio; Nakagawa, Sandra Sayuri Yamashita

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo foi identificar aspectos relevantes para a lealdade dos clientes ao fornecedor e ao canal de comercialização, especificamente nas possíveis diferenças entre os que compram e os que não compram por meio da Internet. Para tanto, além da revisão da literatura pertinente, foi realizada uma pesquisa qualitativa com 30 compradores de livros, CDs e DVDs. Os resultados indicam que os maiores atrativos do canal online são a praticidade e a comodidade e, como fatores desestimulantes, a confiabilidade e os aspectos financeiros relativos. Em relação à lealdade ao fornecedor, no canal físico, foram citados o atendimento dos vendedores, a localização da loja/facilidade de acesso, a satisfação com experiência anterior de compra e a competitividade de preços. No canal online, os aspectos mais importantes foram a satisfação com a experiência anterior de compra, a disponibilidade das informações sobre produtos e a competitividade de preços.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was to identify the aspects relating to customer loyalty to the supplier and to the channel, specifically the possible differences between those who buy and those who do not buy on the Internet. As well as a review of the literature, a qualitative survey with 30 buyers of books, CDs and DVDs was carried out. The results indicate that the main attraction of purchasing on the internet is practicality and convenience while discouraging factors included reliability and financial aspects. As regards loyalty to the supplier, with offline shopping shop assistant help, store location / ease of access and satisfaction with previous experience of purchase and price competitiveness were mentioned. Online, the most important aspects were satisfaction with previous experience of purchase, the availability of information about products and price competitiveness.
  • A desvalorização de grupos socais no espaço comum de pequenas organizações: um estudo sobre representações sociais em um centro comercial

    Figueiredo, Marina Dantas de; Cavedon, Neusa Rolita; Silva, Alfredo Rodrigues Leite da

    Resumo em Português:

    O artigo busca compreender a construção de sentidos que desvalorizam grupos sociais específicos na cultura de pequenas organizações que compartilham espaços comerciais. A discussão proposta foi articulada em torno de um estudo sobre a construção de representações sociais no contexto de pequenas organizações reunidas em um centro comercial em Porto Alegre. Os dados foram coletados por meio de técnica da observação participante e de entrevistas não estruturadas e, em seguida, articulados a partir de uma análise etnográfica. Constatou-se que as organizações sofrem influência das representações circulantes na sociedade, para elaborar expectativas normativas no tocante aos interesses relacionados ao uso do seu espaço comum pelos grupos sociais. Tais interesses permitiram identificar dois grupos: "bons frequentadores" e "maus frequentadores", estes últimos associados à juventude e homossexualidade. A relação entre seus membros e as pessoas nas organizações leva à construção de representações sociais por vezes carregadas de significações negativas com impactos nas relações sociais e organizacionais estabelecidas naquele locus.

    Resumo em Inglês:

    The article seeks to understand the construction of meaning that devalues specific social groups in the culture of small organizations that share commercial spaces. The proposed discussion was organized around a study on the construction of social representations in the context of small organizations gathered at a shopping center in Porto Alegre. Data were collected using the technique of participant observation and unstructured interviews articulated in an ethnographic analysis. It was found that organizations are influenced by the representations circulating in society to establish normative expectations with regard to the interests related to the use of their common space by social groups. These interests enable the identification of two groups: "good attenders" and "bad attenders," the latter associated with youth and homosexuality. The relationship between their members and people in organizations leads to the construction of social representations often full of negative meanings with impacts on social and organizational relationships established at that locus.
  • Classificação dos laços entre gestores e Stakeholders na rede dos pontos de cultura no grande Recife

    Melo, Paulo Thiago Nunes Bezerra de; Régis, Helder Pontes

    Resumo em Português:

    Este artigo aborda a classificação das relações entre os gestores dos Pontos de Cultura e seus stakeholders no Grande Recife. Para isto, tem como base teórica a tipologia de stakeholders de Mitchell, Agle e Wood, que trata das relações de poder, legitimidade e urgência. A ARS - Análise de Redes Sociais foi empregada para dar suporte metodológico ao cabedal teórico da tipologia de stakeholders. Partiu-se das hipóteses de que as técnicas de ARS permitem observar as relações entre stakeholders e os seus papéis na percepção de diferentes gestores, e que os gestores percebem stakeholders, os quais constituem uma rede caracterizada por agrupamentos de laços fortes e atores centrais. Foram utilizadas técnicas de ARS e um questionário para avaliar as relações de poder, legitimidade e urgência na rede. De maneira geral, os stakeholders dos Pontos de Cultura analisados são atores vistos como legítimos nos níveis individual, organizacional e social, são ativos na busca de atenção dos gestores e têm alta influência simbólica. Após o mapeamento da rede dos Pontos de Cultura do Grande Recife, foi possível observar que ela é amplamente caracterizada pela presença de relações de legitimidade, fazendo com que muitos atores sejam classificados como stakeholders discricionários.

    Resumo em Inglês:

    This article discusses the classification of relationships among managers of Pontos de Cultura and its stakeholders in Greater Recife. Our analysis is based on the typology of stakeholder theory of Mitchell, Agle and Wood, which concerns relations of power, legitimacy and urgency. SNA - Social Network Analysis - was used to provide methodological support to the theoretical base of stakeholders' typology. It started from the hypothesis that the SNA techniques allow us to observe the relationships between stakeholders and their roles in the perception of different managers, and that managers perceive stakeholders who form a network characterized by cliques of strong ties and central actors. SNA techniques and a questionnaire were used to evaluate the relationships of power, legitimacy and urgency and the importance of stakeholders in the network. Overall, the stakeholders of the Pontos de Cultura analyzed are seen as legitimate actors at individual, organizational and social levels and are active in seeking the attention of managers and have high symbolic influence. The network of the Pontos de Cultura of Greater Recife is largely characterized by the presence of legitimacy, making many actors recognizable as discretionary stakeholders.
  • País do carnaval! País do carnaval? (Uma apresentação alentada ao dossiê: carnavais & organizações) Tema Central

    Hollanda, Bernardo Borges Buarque de
  • Escolas de samba: trajetória, contradições e contribuições para os estudos organizacionais Tema Central

    Tureta, César; Araújo, Bruno Félix Von Borell de

    Resumo em Português:

    O objetivo deste trabalho é apresentar uma discussão a respeito da suposta perda de autenticidade e tradição das escolas de samba e fornecer uma contribuição para a análise organizacional, tendo em vista as características peculiares desse tipo de organização, o que nos permitiu destacar a ideia de organizações sem fronteiras. Apesar de serem significativamente pesquisadas na antropologia e na sociologia, tais organizações não ganharam ainda a devida atenção da administração. Essas agremiações são tratadas por alguns autores como entidades que sofreram grandes transformações e, por isso, teriam perdido sua autenticidade e tradição, a partir daquilo que ficou conhecido como mercantilização/modernização do carnaval, além da chamada invasão da classe média. Argumentamos que a "mercantilzação/modernização" do carnaval e "invasão" da classe média não produziram a suposta perda de autenticidade e tradição, uma vez que a comercialização do carnaval já se fazia presente no cenário brasileiro desde o início do século XX e a relação entre cultura popular e elite não é algo novo. Assumimos a posição de que "tradição" e "modernidade" não são dicotômicas e excludentes. Como desdobramento da discussão proposta, procuramos apontar que os estudos das práticas organizativas seriam um caminho interessante para superar as dicotomias comumente empregadas nos estudos de escolas de samba, as quais, na verdade, se configuram como organizações sem fronteiras.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this paper is to present a discussion about the supposed loss of authenticity and tradition in samba schools and provide a contribution to organizational analysis considering the peculiar characteristics of this type of organization which highlights the idea of borderless organizations. Despite being widely studied in anthropology and sociology, these organizations have failed to gain the attention of the field of business administration. These organizations are treated by some authors as entities that have undergone major changes, and therefore have lost their authenticity and tradition as a result of what has became known as commodification / modernization of carnival, invasion beyond the call of the middle class. We argue that the "mercantilization / modernization" of Carnival and the "invasion" of the middle class has not led to the alleged loss of authenticity and tradition because the marketing of carnival has been present in Brazil since the early twentieth century and the relationship between elite and popular culture is not something new. We take the position that "tradition" and "modernity" are neither dichotomous nor exclusionary. We point out that a study of organizational practices would be an interesting way to overcome the dichotomies commonly used in studies of samba schools, which actually take shape as organizations without borders.
  • Muitas festas numa só: a configuração do campo do carnaval do Recife Tema Central

    Gaião, Brunno Fernandes da Silva; Leão, André Luiz Maranhão de Souza

    Resumo em Português:

    O carnaval é considerado uma das festas mais emblemáticas da identidade cultural brasileira. Em Pernambuco, ganha destaque a festa realizada na cidade do Recife, marcada pela multiplicidade de ritmos, públicos e espaços, e pela convivência entre a tradição e o novo. Valendo-nos da teoria dos campos de Pierre Bourdieu, buscamos discutir como se configura o campo do Carnaval Multicultural de Recife. Para tanto, recorremos à análise de dados secundários, formados pelas informações disponibilizadas pela organização do evento, e de dados primários coletados por meio de observações não participantes na festa de carnaval de 2012. Entendemos os diferentes espaços da festa, os polos do carnaval, como representativos de nove posições distintas dentro do campo em questão. Cada polo está relacionado com uma classe de foliões específica, que apresenta um perfil particular.

    Resumo em Inglês:

    Carnival is one of the most emblematic parties of Brazilian cultural identity. In Pernambuco the party held in Recife is marked by a multiplicity of rhythms in public spaces and the coexistence of traditional and new cultural manifestations. Drawing on the theory of fields of Pierre Bourdieu, we discuss the configuration of the field of the Multicultural Carnival of Recife. We use secondary data analysis composed of the information provided by the organization of the event and primary data collected through non participant observations in the celebration of Carnival 2012. We understand the different spaces of the party, the poles of the carnival, as representative of nine different positions within the field in question. Each pole is related to a specific class of revelers who each have a particular profile.
  • A dança dos blocos, empresários, políticos e técnicos: condicionantes da dinâmica de colaboração Interorganizacional do carnaval de Salvador Tema Central

    Cabral, Sandro; Krane, Dale; Dantas, Fagner

    Resumo em Português:

    Ao analisar a evolução dos processos de colaboração entre entidades públicas e privadas no planejamento e operação do Carnaval de Salvador, dentro de uma perspectiva histórica, propomos alguns fatores que ajudam a explicar a dinâmica de colaboração interorganizacional em megaeventos. Processos interativos envolvendo diferentes agências tornaram-se fundamentais na medida em que o evento cresceu em tamanho, diversidade e complexidade. Para tanto, sob o ponto de vista teórico, utilizamos as lentes das teorias de colaboração interorganizacional e, sob o ponto de vista empírico, utilizamos uma abordagem qualitativa por meio de análise documental e entrevistas em profundidade junto a 13 atores relevantes. Nossas análises apontam que os processos colaborativos para a organização do Carnaval de Salvador estão relacionados com o alinhamento político entre as esferas municipal e estadual, com o grau de centralidade ocupado por alguns atores no processo, com a presença de um corpo técnico detentor do know-how do evento e com elementos de natureza instrumental e simbólica.

    Resumo em Inglês:

    Using the Carnival of Salvador as an example, in this paper we propose some explanations for the interorganizational collaboration of mega-events. Collaborative practices involving different public and private organizations are crucial, given the evolution of Carnival in Salvador in terms of its size, diversity and complexity. We view it through the lenses of the inter-organizational collaboration theories as our main theoretical framework. A qualitative approach using documentary analysis and in-depth interviews with 13 relevant actors is used. Our results suggest that the collaborative processes are related to the alignment between local and sub-national governments, to the degree of centrality of some key actors, to the presence of a specialized technical staff, who have the appropriate know-how for organizing and operating the event, and to the presence of symbolic and instrumental topics.
  • A cultura carnavalesca em Porto Alegre: o espetáculo, a retórica e a organização da festa Tema Central

    Duarte, Ulisses Corrêa

    Resumo em Português:

    O estudo pretende compreender a produção carnavalesca no sul do Brasil, com enfoque na etnografia realizada nas Escolas de Sambas e nos recentes carnavais de Porto Alegre. Analisa-se um ciclo de transformações materiais e simbólicas das entidades produtoras da festa e de seus grupos diretivos, com projetos voltados às transformações dos significados, das formas de apreensão e da cultura carnavalesca nesta cidade, contextualizando com a formação sociohistórica da festa. Os processos de transformações materiais e o fabrico do conceito de espetáculo das Escolas de Samba de Porto Alegre compreendem estratégias mobilizadas pelas instituições e grupos carnavalescos, no intuito de desenvolver um modelo de carnaval que busque seus conceitos e valores numa lógica mercantil que o perpassa e o transforma, produzindo uma retórica do espetáculo densamente explorada. Cotejaremos, no texto, uma análise de como esta produção de sentidos engendrada no processo de espetacularização em curso está fortemente relacionada à possibilidade de superação do estigma e à obtenção de prestígio social que perpassam o carnaval historicamente, em que as questões étnicas e raciais, também, fazem parte do contexto de mudanças e dos debates atuais na cidade.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study is to understand the production of Brazilian carnival in the South, focusing on ethnography reflected by the Samba Schools in recent carnival parades in the city of Porto Alegre. It analyses a cycle of materials and symbolic changes in the producing entities and their directive groups, with projects aimed to change the meanings, forms of apprehension and of carnival culture in the city, contextualizing it with the socio-historical formation of this event. The processes of material transformation and the construction of the concept of the spectacle of the Samba Schools include strategies used institutions and carnival groups to develop a carnival model that seeks concepts and values with a mercantile logic, producing a densely explored rhetoric of the spectacle. We analyze how this production of meaning engendered in the process of spectacularization is strongly related to the possibility of overcoming the stigma and the need for social prestige that pervade carnival historically, where ethnic and racial issues are also part of the context changes and of the current debates in the city.
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