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Organizações & Sociedade, Volume: 10, Número: 28, Publicado: 2003
  • Du management normatif au managemnent participatif: rationalité instrumentale ou «contrat consentement»?

    Aktouf, Omar
  • Caractéristiques spécifiques de la pulsion de mort dans les sociétés contemporaines et les organisations modernes

    Enriquez, Eugène
  • Conversações, convergências, paradoxos, paradigmas e os estudos organizacionais

    Fachin, Roberto

    Resumo em Português:

    O artigo discute a necessidade de conversações em estudos organizacionais e a mensagem que pode ser encontrada em autores antigos e, aparentemente, esquecidos, que conseguem efetuar conversações frutíferas e encontram convergências insuspeitadas entre várias áreas de pesquisa. Discute também os esquemas de poder das tendências dominantes nos estudos organizacionais e a necessidade de conversações para abertura da academia a teóricos alternativos às tendências dominantes. Introduz, finalmente, algumas proposições práticas na linha de trabalhos que tentam abordar a necessidade de melhoria da qualidade nos estudos organizacionais.

    Resumo em Inglês:

    This article discusses the need for conversations in the area of organizational studies and argues that articles written and published long time ago that appear to be have been forgotten can have a message important to be held and be an example of fruitful conversations as they encounter unsuspected convergences among several research areas. The article also discusses the power apparatus of the mainstreams in organizational studies and the need for conversations to open the academia to alternative theories to such streams. Finally, it introduces some practical proposals for the betterment of quality in organizational studies following a line of works that have already treated the subject.
  • Alice através do espelho ou Macunaíma em campus papagalli? Mapeando rotas de ensino dos estudos organizacionais no Brasil

    Fischer, Tânia

    Resumo em Português:

    Este texto discute, essencialmente, a natureza e estrutura dos Estudos Organizacionais e suas representações como matéria de ensino, ao mesmo tempo recorte epistemológico e construção social. O campo dos Estudos Organizacionais (E.O.) é eixo estruturante dos cursos de graduação em administração, reflexivo da estabilidade e transformações paradigmáticas das disciplinas que contribuem para o campo. Como os Estudos Organizacionais estão representados por disciplinas nos cursos de graduação em Administração no Brasil, de que forma os atores institucionais e instâncias decisórias contribuíram para estas configurações, especialmente nos últimos 25 anos em que se fizeram sentir os efeitos de pós-graduação e da constituição de "comunidades de discurso" e de interesses, são questões que se tenta responder. Ilustra-se com o mapeamento curricular de um curso de graduação, representativo do universo de cursos. O campo dos Estudos Organizacionais deve responder aos desafios de construção de uma prática de ensino nacional, articulada, mas não dependente do pensar e agir exógenos. Conclui-se com propostas de afirmação identitária, do campo dos Estudos Organizacionais, como eixo curricular e matéria de ensino.

    Resumo em Inglês:

    Basically, this text addresses the nature and structure of Organizational Studies, as well as its characteristic as educational subject, epistemological intervention and social construction. The area of Organizational Studies (OS) is the framework for graduating in Business Administration and reflexive of the stability and paradigmatic transformation of the disciplines associated with this area. Since the Organizational Studies are represented by the disciplines included in administration graduation courses in Brazil, one of the issues that we will attempt to focus in this paper is the way in which institutional players and decision-making instances have added to its configuration, especially in the last 25 years with the contribution of post graduation results and creation of "discussion communities" and other initiatives. The mapping of graduation course curriculum representing the universe of courses is intended to illustrate the area under discussion. The proposal of the Organizational Studies is to respond to the challenge of constructing an articulate national teaching practice not relying on any exogenous way of thinking or acting. The conclusion of this study identifies the Organizational Studies proposal as the curriculum core and subject.
  • Respostas estratégicas da administração e contabilidade ao sistema de avaliação da capes

    Machado-da-Silva, Clóvis L.

    Resumo em Português:

    O objetivo do presente estudo foi verificar a resposta estratégica do corpo docente da pós-graduação stricto sensu em administração e contabilidade ao Sistema de Avaliação da CAPES. A partir da classificação dos docentes em dois grupos qualitativa mente diferentes, o primeiro de orientação predominantemente acadêmica e o segundo de orientação voltada para outros segmentos de atuação profissional, avaliou-se as respostas estratégicas de cada um deles à avaliação da CAPES. Trabalhou-se com cinco tipos de respostas estratégicas: aquiescência, compromisso, esquivança, desafio e manipulação. Os resultados demonstram que os docentes de orientação acadêmica adotam em sua quase totalidade a postura de aquiescência ou compromisso em relação à avaliação da CAPES. Por sua vez, cerca de 60% dos docentes voltados para outros segmentos de atuação profissional vinculam-se à posição de aquiescência ou compromisso, enquanto 40% respondem estrategicamente mediante esquivança, desafio ou manipulação. Conclui- se que a orientação valorativa predominante do corpo docente condiciona apenas em parte o tipo de resposta estratégica à avaliação da CAPES, em face do alto grau de legitimidade e institucionalização do sistema.

    Resumo em Inglês:

    The main objective of this study was to verify the strategic responses of the management and accounting graduate faculty towards CAPES’ evaluation system. Data revealed two distinguished graduate faculty groups: the first, with academy oriented values; the second, with values oriented to other professional segments. The results pointed out that the great majority of the graduate faculty group with academy oriented values presented acquiesce and compromise strategic responses towards CAPES’s evaluation system. On the other hand 60% of the graduate faculty group with values oriented towards others professional segments presented acquiescence and compromise strategic responses, while 40% of them presented avoid, defy and manipulate strategic responses. The results allow concluding the main oriented values do have an influence on strategic responses; however the degree of legitimacy and the institutionalization of the evaluation system do also play a major role.
  • Sistemas de apoio à decisão e descoberta de conhecimento em bases de dados: uma aplicação potencial em políticas públicas

    Quintella, Rogério Hermida; Soares Junior, Jair Sampaio

    Resumo em Português:

    Entre os movimentos recentes da área de TI na esfera pública está o desenvolvimento de sistemas que permitem análises e suportam a tomada de decisão a partir de problemas pouco estruturados. Entre estes sistemas, destacam-se aqueles usualmente conhecidos como Sistemas de Apoio à Decisão - SAD e Knowledge Discovery in Databases - KDD. O objetivo deste trabalho é o de estruturar a análise desses conceitos e sua aplicação na área pública, mais especificamente, discutir uma iniciativa em fase de implantação no Estado da Bahia.

    Resumo em Inglês:

    Among recent developments in public sector’s IT is the development of sistems to support the decision-making process. Sistems and tools usually known as DSS and KDD seem to be the most important of them. The objective of this paper is to analyse their concepts and uses in the public sector, more specifically to discuss a innitiative of this kind in the State of Bahia - Brazil.
  • As contribuições dos economistas ao estudo da administração política: o institucionalismo, o gerencialismo e o regulacionismo

    Santos, Reginaldo Souza

    Resumo em Português:

    Este artigo é fruto do resultado parcial do trabalho de pesquisa teórica que estamos desenvolvendo no campo de administração e que tem como ponto de partida uma discussão epistemológica que intenta verificar se o conhecimento produzido em Administração dá-lhe o status de um campo do conhecimento próprio e autônomo. A preocupação inicial foi apreender o conceito da Administração Política, visando compreender a gestão (objeto da administração) das relações sociais de produção e distribuição no contexto do capitalismo. O presente artigo, portanto, é uma seqüência deste trabalho e que tem como preocupação fundamental incorporar ao conhecimento construído no campo da Administração as contribuições dos chamados economistas rebeldes, tomando como referência as escolas do institucionalismo, do gerencialismo e do regulacionismo e tendo como principais nomes Thorstein Veblen, W.C. Mitchell, Gunnar Myrdal, James Burnham, Michel Aglieta, Robert Boyer e Alain Lipietz.

    Resumo em Inglês:

    This article is fruit of a the partial results from a theoretical research which we are developing in the field of administration and that has as its starting point an epistemological discussion that intends to verify if the knowledge produced in Administration gives the field the status of having it’s own and independent knowledge. Our initial concern was to apprehend the concept of Political Administration, aiming to comprehend the management (object of administration) of the production’s social relations in a capitalist context. Therefore, the present article is a follow-up of this work and it’s basic concern is to incorporate within the knowledge constructed in the field of administration, the contributions of the so called rebel economists, taking as reference the institucionalism, gerencialism, regulacionism schools and having as main names authors such as Thorstein Veblen, W. C. Mitchell, Gunnar Myrdal, James Burnham, Michel Aglieta, Robert Boyer e Alain Lipietz.
  • A perda, redescoberta e transformação de uma tradição de trabalho: a teoria sociotécnica nos dias de hoje

    Spink, Peter

    Resumo em Português:

    A teoria sociotécnica de organização de trabalho foi elaborada na década de 1950, a partir de uma série de estudos na indústria de carvão britânica. Nessa abordagem, a organização foi considerada um produto de dois conjuntos de fatores, sociais e técnicos, que podem ser combinados em muitas maneiras diferentes; cada uma com suas próprias implicações, psicológicas, sociais e econômicas diferentes. Chave na elaboração da teoria, foram os estudos feitos na mina da aldeia de Chopwell, no norte de Inglaterra, onde novos métodos mais coletivos de organização foram introduzidos pelos mineiros, após negociação com a gerência local. Este artigo tem como objetivo retornar a estes estudos pioneiros, buscando compreender sua contribuição para as questões da atualidade, com ênfase especial às experiências de economia solidária e a busca de alternativas de desenvolvimento local.

    Resumo em Inglês:

    The socio-technical theory of work organization was developed in the 1950’s as a result of a series of studies in the british coal industry. In it, work organization was considered to be a product of two groups of factors, social and technical, which could be combined in various ways, each with its own psychological, social and economic implications. Key to the development of the theory were the specific studies carried out in the Chopwell mine in the north of England where new methods of collective organization had been introduced by the miners after negotiation with local management. The objective of this paper is to re-examine these earlier studies and experiences in the light of current concerns in the area of work and employment generation and local social and economic development.
  • Repensando a relação ensinoaprendizagem em administração: argumentos teóricos, práticas e recursos

    Vergara, Sylvia Constant

    Resumo em Português:

    A o definir a posição que assume quanto ao papel da educação, o artigo busca repensar a relação ensino-aprendizagem. Para tanto, procura sustentação na pedagogia da ação e no construtivismo e apresenta, examina e sugere práticas e recursos optativos às tradicionais aulas expositivas.

    Resumo em Inglês:

    The article defines the role of education assumed by the author and searches rethink the relation teaching-learning. For that, it searches back up in the pragmatism and construtivism and exposes, analyses and suggests optional practice and resources instead expositive traditional classes.
  • Organizações complexas e sociedade da informação: o "sofrimento" como metáfora organizacional

    Nogueira, Marco Aurélio

    Resumo em Português:

    O artigo procura argumentar que a metáfora do "sofrimento organizacional" pode ser um recurso para que se volte a discutir o tema da gestão democrática e da convivência em organizações complexas. Uma rápida reconstrução da trajetória do organicismo nos estudos sociológicos e nas teorias organizacionais serve para que se possa distinguir entre um organicismo funcionalista e outro, dialético. A partir da fixação de alguns pontos para a compreensão das sociedades contemporâneas como sociedades informacionais, submetidas à inovação tecnológica contínua e à mudança acelerada, procura sustentar que o "sofrimento" aparece como reflexo de um quadro organizacional cortado pela dificuldade de compor diferenças e unificar.

    Resumo em Inglês:

    The article tries to argue that the metaphor of the "organizational suffering" can be a resource to discuss the democratic management and the living together in complex organizations. A brief historical reconstruction of the organicist vision in sociological studies is used to distinguish between a functionalist and a dialectical organicism. The organizations are then analyzed in interaction with the social ambient. After to present the contemporaneous societies as informational societies, submitted to a continual technological progress and to an accelerate change, the article sustain that the "suffering" reflects an organizational scenario in which is difficult to compose differences and unifying.
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