Acessibilidade / Reportar erro

Oligarquia, mídia e dominação política na Bahia

Resumos

O objetivo do artigo, escrito em forma de ensaio, é defender o argumento de que a persistência de Antonio Carlos Magalhães na cena política baiana deveu-se ao fato do uso, com prodigalidade, do complexo midiático de propriedade deste político e, assim, influenciar o processo de competição política, levando a nascente democracia baiana pós-ditadura à oligarquização. Paradoxalmente, a popularização da mídia não produziu uma desordem oligárquica na Bahia; pelo contrário, ela se tornou um novo instrumento oligarquizador do regime político. A inserção política das forças conservadoras na Bahia encontra-se, hoje, imbricada com a mídia, resultando numa demonstração prática da complementaridade que se verifica no exercício da política através da mídia. O caso da gestão municipal em Salvador, no período Lídice da Mata, de 1992 a 1996, é apresentado como exemplo de influência da mídia na percepção dos eleitores. São usados dados secundários e entrevistas com antigos assessores da então prefeita. Os autores concluem que há uma nova forma de se fazer política profissional na Bahia, sendo a mídia o vetor desta nova forma de sociabilidade política.


This essay poses the argument that the persistent overwhelming presence of Antonio Carlos Magalhães on the political scene in Bahia is due to his free use of his own media enterprises to his own strategic benefit. This fact brought about an unbalance on the local political process. It has contributed to build a situation best described as a political oligarchy which held since the end of the military regime till the present. It is a paradox to observe that although there happened a decompression on the media censorship, this fact did not result on a free competition among politicians through the media. Rather, the media became an instrument to support the increase in political power of a group that structured itself in the local scene best defined as an oligarchy. Political forces in Bahia are very much imbricated with media companies. Indeed, politics is carried out through the media. The essay analyses the case of Lidice da Matta's period as Mayor of the city of Salvador , Bahia , from 1992 to 1996. During her mayorship there was several situations on which a political group used the midia to influence public opinion against her, and against those other politicians without ditrect acces, or control, to midia companies. The authors conducted interviews with late public officials close to the then Mayor da Mata, data as well as secondary data. The author concluded that there is a new way through which politics is performed, beeing the nidia its vector.


ARTIGOS / ARTICLES

Oligarquia, mídia e dominação política na Bahia

Adriano JonasI; Gilberto W. AlmeidaII

IMestre em Ciências Sociais UFSCar

IIProf. EAUFBA

RESUMO

O objetivo do artigo, escrito em forma de ensaio, é defender o argumento de que a persistência de Antonio Carlos Magalhães na cena política baiana deveu-se ao fato do uso, com prodigalidade, do complexo midiático de propriedade deste político e, assim, influenciar o processo de competição política, levando a nascente democracia baiana pós-ditadura à oligarquização. Paradoxalmente, a popularização da mídia não produziu uma desordem oligárquica na Bahia; pelo contrário, ela se tornou um novo instrumento oligarquizador do regime político. A inserção política das forças conservadoras na Bahia encontra-se, hoje, imbricada com a mídia, resultando numa demonstração prática da complementaridade que se verifica no exercício da política através da mídia. O caso da gestão municipal em Salvador, no período Lídice da Mata, de 1992 a 1996, é apresentado como exemplo de influência da mídia na percepção dos eleitores. São usados dados secundários e entrevistas com antigos assessores da então prefeita. Os autores concluem que há uma nova forma de se fazer política profissional na Bahia, sendo a mídia o vetor desta nova forma de sociabilidade política.

ABSTRACT

This essay poses the argument that the persistent overwhelming presence of Antonio Carlos Magalhães on the political scene in Bahia is due to his free use of his own media enterprises to his own strategic benefit. This fact brought about an unbalance on the local political process. It has contributed to build a situation best described as a political oligarchy which held since the end of the military regime till the present. It is a paradox to observe that although there happened a decompression on the media censorship, this fact did not result on a free competition among politicians through the media. Rather, the media became an instrument to support the increase in political power of a group that structured itself in the local scene best defined as an oligarchy. Political forces in Bahia are very much imbricated with media companies. Indeed, politics is carried out through the media. The essay analyses the case of Lidice da Matta's period as Mayor of the city of Salvador, Bahia, from 1992 to 1996. During her mayorship there was several situations on which a political group used the midia to influence public opinion against her, and against those other politicians without ditrect acces, or control, to midia companies. The authors conducted interviews with late public officials close to the then Mayor da Mata, data as well as secondary data. The author concluded that there is a new way through which politics is performed, beeing the nidia its vector.

Texto completo disponivel apenas em PDF.

Full text avaliable only in PDF.

REFERÊNCIAS

ABRÚCIO, Fernando. Os barões da federação: os governadores e a redemocratização brasileira. SP: Hicitec, 1997.

ALMEIDA, Gilberto Wildberger de. Política e mídia na bahia (com ênfase na trajetória de Antônio Carlos Magalhães). Salvador:FACOM/UFBA, 2000 (Tese de Doutorado).

ALMEIDA, Adriano Jonas. Oligarquia, mídia e dominação política na bahia: a rede carlista de televisão e rádio. São Carlos(SP): Programa de pós-graduação em ciências sociais/UFSCAR, 2002 (Dissertação de mestrado).

BERGER, Peter e LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. Petrópolis: Vozes, 1995.

CARVALHO, Murilo. Os bestializados - o RJ e a república que não foi. Cia das Letras, 1997.

FRANCISCATO, Carlos Eduardo. Características da produção da notícia política: a disputa, o conflito e a negociação. Temas em comunicação e cultura contemporânea II. Salvador: FACOM/UFBA, 2000.

OMES, João Carlos Teixeira. Memórias das trevas - uma devassa na vida de ACM. SP: Geração Edtorial, 2001.

GOMES, Wilson. Duas premissas para a compreensão da política espetáculo. In. Revista de Comunicação e Linguagens 21-22, Organização de Mário Mesquita, Lisboa: Edições Cosmos, pp. 299-318; dezembro de 1995.

______ A política de imagem. mimeo., 25 páginas, texto apresentado na COMPÓS de 1999, em Minas Gerais.

GUIMARÃES, Maria do Carmo. Descentralizações da saúde interesses e conflitos decisórios: o processo de decisão nas instâncias colegiadas estaduais da Bahia. (Tese de Doutorado). Salvador: UFBA/NPGA, 2000.

HAGOPIAN, Frances. Traditional politics and regime change in Brazil. New York: Cambraidge University Press, 1996.

O'DONNELL, Guillermo. Hiatos, instituições e perspectivas democráticas. In: REIS, Fábio W. e O'DONNELL, G. A Democracia no Brasil: Dilemas e Perspectivas. SP: Vértice, 1988.

_______ Democracia delegativa? Novos Estudos do Cebrap, 1991, n.31. RUBIM, Antônio Albino Canelas. Mídia e política no Brasil. João Pessoa: Editora Universitária UFPB, 1999.

______ Mídia e Política: transmissão de poder. In. Heloiza Matos (Org.) Mídia, Eleições e Democracia. São Paulo: Editora Página Aberta, 1994.

SANTOS, Wanderley Guilherme dos. Décadas de espanto e uma apologia democrática. RJ: Editora Rooco, 1998a.

______ Poliarquia 3D. DADOS - Revista de Ciências Sociais. RJ: n.2,v.41, 1998.

SOUZA, Maria do Carmo Campello de. A nova república brasileira: sob a espada de Dâmocles. In. Alfred Stepan (Org.), Democratizando o Brasil. Rio de Janeiro:Paz e Terra, pp.562-628; 1988.

THOMPSON, Jonh. Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica dos meios decomunicação de massa. RJ: Vozes, 1995.

TRAQUINA, Nelson. O paradigma do "agenda-setting". Redescoberta do poder do jornalismo. In. Revista de Comunicação e Linguagens 21-22, Organização de Mário Mesquita, Lisboa: Edições Cosmos, pp. 299-318; dezembro de 1995.

TUCHMAN, Gaye. La producción de la notícia - estudio sobre la construcion da la realidad. Bracelona: Editorial Gustavo Gili, 1983.

WOLF, Mauro. Teorias da comunicação. Ed. Lisboa, 1990.

  • ABRÚCIO, Fernando. Os barões da federação: os governadores e a redemocratização brasileira SP: Hicitec, 1997.
  • ALMEIDA, Gilberto Wildberger de. Política e mídia na bahia (com ênfase na trajetória de Antônio Carlos Magalhães). Salvador:FACOM/UFBA, 2000 (Tese de Doutorado).
  • ALMEIDA, Adriano Jonas. Oligarquia, mídia e dominação política na bahia: a rede carlista de televisão e rádio São Carlos(SP): Programa de pós-graduação em ciências sociais/UFSCAR, 2002 (Dissertação de mestrado).
  • BERGER, Peter e LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. Petrópolis: Vozes, 1995.
  • CARVALHO, Murilo. Os bestializados - o RJ e a república que não foi Cia das Letras, 1997.
  • FRANCISCATO, Carlos Eduardo. Características da produção da notícia política: a disputa, o conflito e a negociação. Temas em comunicação e cultura contemporânea II Salvador: FACOM/UFBA, 2000.
  • OMES, João Carlos Teixeira. Memórias das trevas - uma devassa na vida de ACM SP: Geração Edtorial, 2001.
  • GOMES, Wilson. Duas premissas para a compreensão da política espetáculo. In. Revista de Comunicação e Linguagens 21-22, Organização de Mário Mesquita, Lisboa: Edições Cosmos, pp. 299-318; dezembro de 1995.
  • ______ A política de imagem. mimeo., 25 páginas, texto apresentado na COMPÓS de 1999, em Minas Gerais.
  • GUIMARÃES, Maria do Carmo. Descentralizações da saúde interesses e conflitos decisórios: o processo de decisão nas instâncias colegiadas estaduais da Bahia (Tese de Doutorado). Salvador: UFBA/NPGA, 2000.
  • HAGOPIAN, Frances. Traditional politics and regime change in Brazil New York: Cambraidge University Press, 1996.
  • O'DONNELL, Guillermo. Hiatos, instituições e perspectivas democráticas. In: REIS, Fábio W. e O'DONNELL, G. A Democracia no Brasil: Dilemas e Perspectivas SP: Vértice, 1988.
  • _______ Democracia delegativa? Novos Estudos do Cebrap, 1991, n.31. RUBIM, Antônio Albino Canelas. Mídia e política no Brasil João Pessoa: Editora Universitária UFPB, 1999.
  • ______ Mídia e Política: transmissão de poder. In. Heloiza Matos (Org.) Mídia, Eleições e Democracia. São Paulo: Editora Página Aberta, 1994.
  • SANTOS, Wanderley Guilherme dos. Décadas de espanto e uma apologia democrática RJ: Editora Rooco, 1998a.
  • ______ Poliarquia 3D. DADOS - Revista de Ciências Sociais RJ: n.2,v.41, 1998.
  • SOUZA, Maria do Carmo Campello de. A nova república brasileira: sob a espada de Dâmocles. In. Alfred Stepan (Org.), Democratizando o Brasil Rio de Janeiro:Paz e Terra, pp.562-628; 1988.
  • THOMPSON, Jonh. Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica dos meios decomunicação de massa RJ: Vozes, 1995.
  • TRAQUINA, Nelson. O paradigma do "agenda-setting". Redescoberta do poder do jornalismo. In. Revista de Comunicação e Linguagens 21-22, Organização de Mário Mesquita, Lisboa: Edições Cosmos, pp. 299-318; dezembro de 1995.
  • TUCHMAN, Gaye. La producción de la notícia - estudio sobre la construcion da la realidad Bracelona: Editorial Gustavo Gili, 1983.
  • WOLF, Mauro. Teorias da comunicação. Ed. Lisboa, 1990.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    28 Out 2014
  • Data do Fascículo
    Ago 2004
Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia Av. Reitor Miguel Calmon, s/n 3o. sala 29, 41110-903 Salvador-BA Brasil, Tel.: (55 71) 3283-7344, Fax.:(55 71) 3283-7667 - Salvador - BA - Brazil
E-mail: revistaoes@ufba.br