Acessibilidade / Reportar erro

Mensuração do capital social nas redes colaborativas vitivinícolas da Serra Gaúcha

Measuring social capital in Brazilian winegrowing collaborative networks in Serra Gaucha

Um dos recursos recorrentes, em estudos acadêmicos e empíricos, para explicar o desempenho de comunidades, nações e redes interorganizacionais, nas últimas duas décadas, foi o capital social, denotado como um recurso marcadamente competitivo. Este estudo tem como objetivo medir o capital social de redes colaborativas vitivinícolas da Serra Gaúcha. Quanto ao método, realizou-se uma extensa investigação teórica sobre o capital social e redes de colaboração. Foram construídas variáveis relacionadas aos contextos das redes, dando origem ao questionário do tipo survey, para medição do capital social. Foram utilizadas técnicas de análise quantitativas e estatísticas descritivas. O estudo demonstrou a presença de altos índices de capital social, no cluster vitivinícola, distribuídos uniformemente entre as três dimensões estudadas: relacional, estrutural e cognitiva. Ainda, perante os resultados, tornou-se possível afirmar que diferentes combinações de elementos vinculados ao capital social levam a resultados diferenciados, ou a realidades organizacionais idiossincráticas.

Capital social; Redes colaborativas; Redes vitivinícolas da Serra Gaúcha; Survey


Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia Av. Reitor Miguel Calmon, s/n 3o. sala 29, 41110-903 Salvador-BA Brasil, Tel.: (55 71) 3283-7344, Fax.:(55 71) 3283-7667 - Salvador - BA - Brazil
E-mail: revistaoes@ufba.br