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O estratagema da nova classe média brasileira: dialética do consumo e renovação da superexploração do trabalho

Resumo

O argumento deste ensaio é que a ideia da emergência de uma Nova Classe Média (NCM) brasileira foi um estratagema para a organização de uma agenda positiva com consensos sociais transitórios. Para desenvolvê-lo, retornamos à teoria de classe social para discutir a teoria da estratificação, suporte teórico-metodológico da denominada NCM. Adicionalmente, oferecemos outra possibilidade de análise a partir de dois autores do Pensamento Social Brasileiro (PSB), com a apropriação das proposições teóricas de Álvaro Vieira Pinto e Ruy Mauro Marini para articular consumo, classes sociais, trabalho e produção como relações indissociáveis inseridas nas contradições do capitalismo dependente. A partir desses autores foi possível compreender que, contraditoriamente, a ampliação do consumo, base do estratagema da NCM, possibilitou a alteração temporária da condição de vida das pessoas à custa do aprofundamento da superexploração do trabalho.

Palavras-Chave:
Nova classe média; Dialética do consumo; Não-consumidores; Superexploração do trabalho; Capitalismo dependente

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