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O bolso ou a ideologia? Determinantes da opinião dos brasileiros sobre globalização e livre comércio

Money or ideology? Determinants of individual-level attitudes towards globalization and free-trade in Brazil

¿El bolsillo o la ideología? Determinantes de la opinión de brasileños sobre globalización y libre comercio

La poche ou l'idéologie? Déterminants de l'opinion de les brésiliens sur la mondialisation et le libre-échange

Resumo

O artigo discute os determinantes das opiniões dos brasileiros sobre a integração da economia brasileira aos mercados globais, analisando dados de survey nacional, realizado no âmbito do projeto “O Brasil, as Américas e o mundo”. Mostramos que os brasileiros, em boa medida, são favoráveis à abertura internacional de nossa economia e que suas atitudes são guiadas tanto por motivações econômicas como por ideias e valores políticos. A baixa exposição da economia brasileira à concorrência externa parece contribuir para a existência de opiniões favoráveis a maior acesso a bens importados. A posição ideológica, por sua vez, age como um filtro dessas percepções independentemente das condições econômicas dos indivíduos. Assim, evidências indicam que a posição do indivíduo como consumidor, sua ideologia política e suas visões nacionalistas influem em suas opiniões sobre globalização e livre comércio. Os resultados confirmam estudos anteriores sobre o mesmo tema feitos em países em desenvolvimento.

opinião pública; comportamento político; globalização; comércio internacional; economia política internacional

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