Acessibilidade / Reportar erro

Limites na mídia: a representação da Tríplice Fronteira nos jornais Folha de S. Paulo e O Globo (2011-2019)1 1 Uma versão anterior deste texto foi publicada como preprint na plataforma SciELO em: <https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.3144.

Limits in the media: the representation of the Tri-Border Area in the newspapers Folha de S.Paulo and O Globo (2011-2019)

Límites en los medios: la representación de la Triple Frontera en los periódicos Folha de S.Paulo y O Globo (2011-2019)

Limites dans les médias : la représentation de la Triple Frontière dans les journaux Folha de S.Paulo et O Globo (2011-2019)

A Tríplice Fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai é muitas vezes associada a uma terra sem lei, o que desconsidera suas características de polo energético, comercial e turístico. O foco deste artigo é observar quais são as representações sobre a região nos jornais Folha de S.Paulo e O Globo e se elas tendem a reforçar essa imagem. Para tanto, são usados os pressupostos teóricos de framing e agenda-setting. Também optou-se por uma análise qualitativa, complementada pelo software NVivo, que detectou o léxico que mais frequentemente é associado à região. Os resultados demonstram uma prevalência de assuntos ligados a ilegalidades, com ênfase em terrorismo. Do total de textos sobre a Tríplice Fronteira publicados entre 2011 e 2019, 55,5% deles, em O Globo, e 47%, na Folha de S.Paulo, referem-se a ilegalidades. O radical terror- esteve presente, respectivamente, em 39% e 40% dos textos. Este artigo sugere que a cobertura jornalística feita pelos dois veículos de comunicação não segue acontecimentos pontuais e carece de vozes dissonantes das forças de segurança. Isso tende a reforçar a imagem de região insegura e, que, por isso, demandaria soluções de vigilância e controle.

Tríplice Fronteira; imprensa; terrorismo; framing; agenda-setting


Centro de Estudos de Opinião Pública da Universidade Estadual de Campinas Cidade Universitária 'Zeferino Vaz", CESOP, Rua Cora Coralina, 100. Prédio dos Centros e Núcleos (IFCH-Unicamp), CEP: 13083-896 Campinas - São Paulo - Brasil, Tel.: (55 19) 3521-7093 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: rop@unicamp.br