Acessibilidade / Reportar erro

DNA extracted from museum specimens of the 19th century provides a taxonomic resolution on the identity of the characid fish Psalidodon jequitinhonhae (Ostariophysi: Characiformes)

Resumo

Psalidodon jequitinhonhae foi proposta originalmente como uma variedade de Tetragonopterus rutilus, a partir da análise de 14 exemplares coletados no rio Jequitinhonha, Brasil. Em 1910 foi realocada em Astyanax, como A. fasciatus jequitinhonhae em Tetragonopterinae e em 2020 em Psalidodon, como membro de Stethaprioninae. Em nenhuma dessas revisões, no entanto, P. jequitinhonhae foi redescrita morfologicamente. A obtenção de uma sequência curta do gene COI a partir de um dos síntipos, comparada a sequências obtidas em novas amostras, permitiu o reconhecimento da espécie e a sua redescrição morfológica com base em novos espécimes. Tanto os dados morfológicos quanto os moleculares convergiram e corroboraram P. jequitinhonhae como uma espécie válida, ocorrendo nas bacias dos rios Jequitinhonha e Pardo no Brasil. O síntipo que forneceu a sequência de COI analisada é designado como lectótipo.

Palavras chave:
DNA histórico; Mini-barcode; Museômica; Rio Jequitinhonha; Rio Pardo

Sociedade Brasileira de Ictiologia Neotropical Ichthyology, Núcleo de Pesquisas em Limnologia, Ictiologia e Aquicultura, Universidade Estadual de Maringá., Av. Colombo, 5790, 87020-900, Phone number: +55 44-3011-4632 - Maringá - PR - Brazil
E-mail: neoichth@nupelia.uem.br