Acessibilidade / Reportar erro

Estratégias de Empresas Fundidas e o Paradoxo das Fusões

Resumo

Tomando como referência um modelo de fusões horizontais, o objetivo deste artigo é qualificar o paradoxo das fusões, provando que uma empresa multidivisional formada por uma fusão poderia ser sustentável, embora a fusão não inclua a maioria das empresas do mercado. Especificamente, é testado que o número mínimo de empresas fundidas para ter uma fusão lucrativa, assumindo jogos simultâneos e sequenciais, é menor em nosso modelo do que no modelo tradicional Salant et al. (1983). Além disso, se prova que, se a empresa multidivisional a empresa estabelece de maneira ótima o número de subsidiárias, a fusão é sustentável e menos prejudicial ao bem-estar do que no modelo tradicional.

Palavras-chave
fusões; empresas multidivisionais; estratégias de empresas

Nova Economia FACE-UFMG, Av. Antônio Carlos, 6627, Belo Horizonte, MG, 31270-901, Tel.: +55 31 3409 7070, Fax: +55 31 3409 7062 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ne@face.ufmg.br