Acessibilidade / Reportar erro

OS POBRES E O ACESSO AO TRABALHO: Entre a ação pública e o interesse privado 1 1 Os autores agradecem o apoio recebido do MCTI–CNPq, através do Edital CNPq/MDS 24/2013 (processo 457138/2013‑0), e da Fapesp, através do Centro de Estudos da Metrópole (Programa Cepid, processo 2013/07616‑7); deles proveio o financiamento ao estudo do qual retiramos as evidências empíricas aqui apresentadas. Resultados completos estão disponíveis em Guimarães et al. (2016) . Agradecemos igualmente ao Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo, pelo apoio institucional, e ao Ministério do Trabalho e Previdência Social, pela produção, em 2015, de um corte especial da base Rais; Jonas Bicev, como bolsista CNPq/DTI, coparticipou no preparo desses dados. Comentários e sugestões valiosos foram recebidos, em diferentes etapas do projeto, de Alvaro Comin, Antonio Almerico Lima, Carlos Henrique Corseuil, Edgard Fusaro, Gabriel Feltran, Julia Amancio, Luciano Maduro Alves, Luiz Herberto Muller, Marco Antonio Natalino, Margarida Cardoso, Paula Montagner, Paulo Henrique da Silva, Renata Bichir, Rogério Barbosa e Valéria Pero. As sugestões recebidas dos pareceristas da Novos Estudos muito nos ajudaram a polir e enriquecer algumentos.

The Poor and the Access to Work: Between Public Action and Private Interest

RESUMO

O texto analisa o lugar do sistema de intermediação de oportunidades de trabalho nas políticas de inclusão econômica dos trabalhadores pobres, que orientam a sua procura usando o recurso ao sistema público de intermediação (Sine). Frente aos resultados claudicantes deste, o recurso a intermediadores privados deixa os mais pobres, e em especial as mulheres, em ocupações instáveis e estigmatizadas. Conclui-se pela importância da política pública de intermediação, uma dimensão chave para a sustentabilidade de iniciativas redistributivas.

mercado de trabalho; pobreza; Pobreza; políticas sociais; intermediação de empregos

Centro Brasileiro de Análise e Planejamento Rua Morgado de Mateus, 615, CEP: 04015-902 São Paulo/SP, Brasil, Tel: (11) 5574-0399, Fax: (11) 5574-5928 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: novosestudos@cebrap.org.br