Acessibilidade / Reportar erro

TRAJETÓRIAS E TRANSIÇÕES ENTRE JOVENS BRASILEIROS: Pode a expansão eludir as desigualdades?1 1 Agradecemos à Organização Internacional do Trabalho (ILO-Escritório do Brasil) pela autorização para uso, neste texto, de parte dos achados resultantes do contrato de serviço Cebrap-ILO nº 2100154/3501. Paulo Henrique da Silva nos apoiou no processamento dos dados. A quem nos acompanha em parceria neste dossiê, somos devedores pelas sugestões com que nos brindaram em nossas duas oficinas de debates. Somos igualmente gratos a quem realizou a avaliação anônima para a Novos Estudos Cebrap.

Youth in Brazil: Transitions and Trajectories. Can Economic Growth Mitigate Inequalities?

RESUMO

Que podemos dizer sobre as desigualdades estruturais no Brasil quando as observamos pela lente das trajetórias ocupacionais dos jovens? Em contextos de crescimento econômico e de ampliação de direitos, que fatores se mostram relevantes para tornar desiguais os destinos dos jovens brasileiros? Neste artigo, buscamos responder a essas perguntas baseando-nos em dados longitudinais de um survey amostral retrospectivo realizado em 2013, com uma amostra representativa de 3.288 jovens em 160 municípios brasileiros.

PALAVRAS-CHAVE:
jovens; Brasil; mercado de trabalho; trajetórias; desigualdades

Centro Brasileiro de Análise e Planejamento Rua Morgado de Mateus, 615, CEP: 04015-902 São Paulo/SP, Brasil, Tel: (11) 5574-0399, Fax: (11) 5574-5928 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: novosestudos@cebrap.org.br