Acessibilidade / Reportar erro

Preferência de Aphidius colemani Viereck (Hymenoptera: Aphidiidae) por Myzus persicae (Sulzer) e Aphis gossypii Glover (Hemiptera: Aphididae)

Host Preference of Aphidius colemani Viereck (Hymenoptera: Aphidiidae) for Myzus persicae (Sulzer) and Aphis gossypii Glover (Hemiptera: Aphididae)

A preferência de Aphidius colemani Viereck por ninfas de 2º e 3º ínstares de Myzus persicae (Sulzer) e Aphis gossypii Glover foi avaliada através de dois métodos. No primeiro, a preferência foi medida através da porcentagem de parasitismo, em teste sem chance de escolha, utilizando-se 20 ninfas de pulgão por tratamento. No segundo através de observações do comportamento de busca em testes sem e com chance de escolha, foram avaliados o número de encontros entre o parasitóide e os hospedeiros, o número de hospedeiros atacados pelo parasitóide, o número total de larvas do parasitóide encontradas nos hospedeiros e a porcentagem de hospedeiros com larva do parasitóide. As observações foram feitas utilizando-se microscópio estereoscópico e densidade de 16 pulgões acondicionados sobre disco foliar de pimentão (45 mm) em placa de Petri (50 mm). No teste sem chance de escolha, o parasitismo foi de 52 e 75% para M. persicae e A. gossypii, respectivamente. Não houve diferença na porcentagem de emergência (85.95% em A. gossypii e 80.99% em M. persicae), assim como no tempo da primeira visita e no número de encontros entre o parasitóide e as duas espécies de pulgões em testes sem e com chance de escolha. Pode-se concluir que A. colemani prefere A. gossypii quando comparado com M. persicae pelo maior número de ninfas de A. gossypii atacadas pelo parasitóide e pelo maior número de larvas do parasitóide encontradas nessa espécie de pulgão em ambos os testes. A correlação entre o número de oviposições por hospedeiro e o número de larvas do parasitóide encontradas nos hospedeiros foi positiva e significativa (R= 0,92 e P= 0,0001). Apenas uma larva do parasitóide foi encontrada viva por hospedeiro quando em superparasitismo e nenhum hospedeiro parasitado apresentava embriões em formação em seu interior.

Insecta; comportamento de busca; comportamento de oviposição


Sociedade Entomológica do Brasil Sociedade Entomológica do Brasil, R. Harry Prochet, 55, 86047-040 Londrina PR Brasil, Tel.: (55 43) 3342 3987 - Londrina - PR - Brazil
E-mail: editor@seb.org.br