Acessibilidade / Reportar erro

Morfologia do sistema reprodutor masculino em três espécies de Trypoxylon (Trypargilum) Richards (Hymenoptera: Crabronidae)

Variações no sistema reprodutor entre os diferentes grupos de Hymenoptera oferecem caracteres que auxiliam nos estudos de comportamento e filogenia. O objetivo deste trabalho foi descrever o sistema reprodutor masculino de três espécies de Trypoxylon (Trypargilum). Para isso, os tecidos foram dissecados, fixados em glutaraldeído 2,5% em tampão cacodilato de sódio 0,1 M, pH 7,2 e pós-fixados em tetróxido de ósmio a 1%. O material foi desidratado e incluído para microscopias de luz e eletrônica de transmissão. As espécies possuem os sistemas reprodutores muito semelhantes, formados por um par de testículos, cada um com três folículos fusiformes, a partir dos quais emerge um ducto eferente que depois se juntam formando o ducto deferente. O ducto deferente termina no ducto ejaculatório. A primeira metade dos ductos deferentes é dilatada e diferenciada em uma região especializada no armazenamento de espermatozóides, a vesícula seminal. A glândula acessória desemboca na região pós-vesicular do ducto deferente. Testículos e vesículas seminais são envoltos por uma única cápsula conjuntiva. Indivíduos maduros sexualmente apresentam todos os estágios da espermatogênese em seus folículos. Os espermatozóides são liberados dos testículos em feixes, os quais estão desorganizados na vesícula seminal.

Histologia; testículo; vespa esfeciforme


Sociedade Entomológica do Brasil Sociedade Entomológica do Brasil, R. Harry Prochet, 55, 86047-040 Londrina PR Brasil, Tel.: (55 43) 3342 3987 - Londrina - PR - Brazil
E-mail: editor@seb.org.br