Acessibilidade / Reportar erro

Detecção de fungos entomopatogênicos em áreas peridomiciliares infestadas por triatomíneos no Brasil central e atividade dos fungos contra Triatoma infestans (Klug) (Hemiptera: Reduviidae)

Foram detectados 31 isolados de Metarhizium anisopliae (Metsch.) Sorok. e 15 isolados de Beauveria bassiana (Bals.) Vuill. em 148 amostras de substratos coletadas em habitats peridomiciliares infestados com triatomíneos de 24 fazendas localizadas no Centro do Brasil. A maioria dos isolados foi encontrada em solos misturados com fezes de animais ou solos de áreas de poleiros e chiqueiros. Os fungos foram detectados com um método de captura utilizando Triatoma infestans (Klug) como isca, e um método combinado in vitro e in vivo, com meio Chase modificado e T. infestans. Os primeiros estudos sobre a atividade dos fungos indicaram que todos os isolados foram patogênicos para T. infestans quando testados em umidade relativa acima de 98% e 25 ± 0,5°C. Porém, a atividade foi reduzida em umidade relativa de 75%. Os resultados ressaltam o potencial de B. bassiana e M. anisopliae como agentes de controle para os vetores da doença de Chagas. As duas espécies ocorrem naturalmente em habitats peridomiciliares de triatomíneos no Centro do Brasil e podem contribuir para o controle desses vetores e reduzir o risco de reinfestação das casas após eliminação de espécies domiciliares.

Triatominae; Beauveria bassiana; Metarhizium anisopliae; peridomiciliar; ocorrência


Sociedade Entomológica do Brasil Sociedade Entomológica do Brasil, R. Harry Prochet, 55, 86047-040 Londrina PR Brasil, Tel.: (55 43) 3342 3987 - Londrina - PR - Brazil
E-mail: editor@seb.org.br