Acessibilidade / Reportar erro

Diferenças morfológicas regionais das células epiteliais ao longo do intestino médio de larvas de Diatraea saccharalis Fabricius (Lepidoptera: Crambidae)

A broca da cana, Diatraea saccharalis Fabricius, é uma praga da cana-de-açúcar e outras plantações. O objetivo deste trabalho foi caracterizar variações morfológicas nas células epiteliais (colunares, caliciformes e regenerativas) ao longo do intestino médio de larvas de D. saccharalis. Fragmentos do intestino médio (anterior, mediano e posterior) foram fixados e processados para microscopia de luz e eletrônica de varredura. Existem diferenças morfológicas citoquímicas e ultra-estruturais nas células epiteliais, dependendo da sua localização no intestino médio. A superfície apical de algumas células colunares exibe projeções citoplasmáticas que aumentam em número e volume da região anterior para a posterior do intestino médio. Existe aumento dos grânulos PAS-positivos (Reação de Schiff) no citoplasma apical das células colunares e regenerativas, da região anterior para a posterior. A câmara das células caliciformes, na região anterior do intestino médio, mostra seu ápice estreito, enquanto que na posterior essa porção da câmara é alargada; as evaginações citoplasmáticas da câmara são pequenas e finas no ápice, sendo numerosas, longas e mais espessas na porção basal. Os resultados sugerem que o intestino médio da broca da cana apresenta duas regiões morfologicamente distintas, a anterior e posterior; a região mediana é uma região de transição.

Morfologia; broca da cana; histoquímica; microscopia eletrônica de varredura; microscopia de luz


Sociedade Entomológica do Brasil Sociedade Entomológica do Brasil, R. Harry Prochet, 55, 86047-040 Londrina PR Brasil, Tel.: (55 43) 3342 3987 - Londrina - PR - Brazil
E-mail: editor@seb.org.br