Acessibilidade / Reportar erro

Seletividade de inseticidas utilizados na cultura dos citros para ovos e larvas de Chrysoperla externa (Hagen) (Neuroptera: Chrysopidae)

Selectivity of insecticides used in citrus crops to eggs and larvae of Chrysoperla externa (Hagen) (Neuroptera: Chrysopidae)

Objetivou-se neste trabalho avaliar a seletividade dos inseticidas abamectina (0,0054 g i.a. L-1), deltametrina (0,0125 g i.a. L-1), óxido de fenibutatina (0,4 g i.a. L-1), lufenurom (0,0375 g i.a. L-1), tebufenozide (0,12 g i.a. L-1) e tiaclopride (0,036 g i.a. L-1) para ovos e larvas de Chrysoperla externa (Hagen). Os inseticidas foram pulverizados, por meio de torre de Potter, garantindo a aplicação de 1,5 ± 0,5 mg/cm², nos ovos ou em placas de vidro, sobre as quais foram colocadas larvas de primeiro, segundo e terceiro ínstares. Avaliaram-se a viabilidade dos ovos, a sobrevivência de larvas, pupas e adultos e o efeito dos inseticidas na capacidade reprodutiva dos indivíduos oriundos de ovos e de larvas tratadas. A toxicidade dos inseticidas foi calculada em função do seu efeito total (E), conforme metodologia padrão estabelecida pela "IOBC". Todos os inseticidas foram seletivos para ovos de C. externa. Lufenurom e deltametrina foram altamente nocivos a larvas de primeiro, segundo e terceiro ínstares de C. externa (E > 99% de mortalidade). Abamectina, óxido de fenibutatina, tebufenozide e tiaclopride apresentaram toxicidade intermediária à fase larval de C. externa. O primeiro ínstar desse predador foi o mais susceptível à ação dos produtos avaliados. Recomenda-se avaliar os efeitos dos inseticidas testados para larvas de C. externa em condições de casa de vegetação e campo para confirmação de sua toxicidade e possível utilização em programas de manejo integrado de pragas em citros.

Crisopídeo; controle químico; impacto


Sociedade Entomológica do Brasil Sociedade Entomológica do Brasil, R. Harry Prochet, 55, 86047-040 Londrina PR Brasil, Tel.: (55 43) 3342 3987 - Londrina - PR - Brazil
E-mail: editor@seb.org.br