Acessibilidade / Reportar erro

Degradação da Madeira de Seis Essências Arbóreas Disposta Perpendicularmente ao Solo Causada por Scolytidae (Coleoptera)

Wood Degradation of Six Arboreal Essences Disposed Perpendicularly to the Ground Caused for Scolytidae (Coleoptera)

Avaliou-se a degradação causada por Scolytidae (Coleoptera) em madeira de seis essências arbóreas, Clitoria fairchildiana Howard, Samanea saman (Jacq.) Merr, Mimosa caesalpiniaefolia Benth, Eucalyptus citriodora Hook, Lophantera lactescens Ducke e Gmelina arborea Roxb. O ensaio de campo foi realizado no sub-bosque de um fragmento florestal no campus da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, de setembro de 1998 a abril de 1999. Cinco amostras de cada essência foram expostas à ação de Scolytidae, dispondo-as em posição perpendicular em relação ao solo. Seis observações preliminares semanais foram feitas nas 30 amostras e a infestação ocorrida foi avaliada. Posteriormente, uma subamostra de cada essência foi retirada quinzenalmente para avaliação em laboratório das perfurações e galerias feitas por adultos da família Scolytidae, além do número de larvas. Vinte espécies foram coletadas, distribuídas em dez gêneros: Ambrosiodmus ,Coccotrypes, Coptoborus, Cryptocarenus, Hypothenemus, Premnobius.Theoborus, Xyleborinus, Xyleborus e Xylosandrus. As madeiras das essências C. fairchildiana e S. saman foram as mais atacadas, principalmente por Hypothenemus eruditus Westwood e por espécies da tribo Xyleborini, sendo apropriadas para o desenvolvimento de Scolytidae pelo número significativo de larvas encontrado. A redução do número de adultos e larvas de Scolytidae coletados foi diretamente proporcional ao tempo de exposição dos toletes. As madeiras com menor reação fisiológica da casca ao corte foram mais rapidamente degradadas pelas coleobrocas. Estudos futuros são necessários para determinar a natureza dos compostos emitidos por estas madeiras que as tornam mais atrativas que outras, quando expostas em iguais condições.

Insecta; coleobrocas; biodegradação; ensaio de campo; suscetibilidade


Sociedade Entomológica do Brasil Sociedade Entomológica do Brasil, R. Harry Prochet, 55, 86047-040 Londrina PR Brasil, Tel.: (55 43) 3342 3987 - Londrina - PR - Brazil
E-mail: editor@seb.org.br