Acessibilidade / Reportar erro

Ativação da Profenoloxidase e Remoção de Bacillus subtilis da Hemolinfa de Acheta domesticus (L.) (Orthoptera: Gryllidae)

Fenoloxidase é considerada um importante mediador no sistema de defesa dos insetos contra patógenos e parasitóides. Essa enzima está presente na hemolinfa da maioria dos insetos estudados como uma proenzima inativa chamada profenoloxidase. Em Acheta domesticus (L.) a atividade da enzima foi estudada na presença de Bacillus subtilis. Injeções de bactéria na hemocele de ninfas desse inseto elevaram o nível de atividade da phenoloxidase. A taxa de aumento foi semelhante à observada nos insetos injetados com laminarin, um ativador da proenzima. A incubação de células de B. subtilis em soro com fenoloxidase ativada in vitro, e posterior injeção nos insetos, acelerou a remoção das bactérias da hemolinfa. A concentração das bactérias foi menor do que a observada nas ninfas injetadas apenas com bactéria em solução tampão. Por outro lado, ninfas injetadas com suspensão de bactéria incubada em soro com fenoloxidase inativada in vitro apresentaram alta concentração de bactéria na hemolinfa. Esses resultados indicam que B. subtilis é sensível à cascata de profenoloxidase de A. domesticus. Sugere-se que a fenoloxidase ativada adere à superfície das bactérias e aumenta a fixação dos hemócitos em torno das bactérias. Isso contribui para acelerar sua remoção da hemolinfa através da formação de nódulos.

Hemolinfa; fenoloxidase; hemócito; reação de defesa


Sociedade Entomológica do Brasil Sociedade Entomológica do Brasil, R. Harry Prochet, 55, 86047-040 Londrina PR Brasil, Tel.: (55 43) 3342 3987 - Londrina - PR - Brazil
E-mail: editor@seb.org.br