Acessibilidade / Reportar erro

AQUISIÇÃO DE HABILIDADES PEDAGÓGICAS EM EDUCAÇÃO FÍSICA DURANTE O CONFINAMENTO POR COVID-19 NO MÉXICO

Resumo

A pandemia de covid-19 afetou diferentes estruturas sociais. Dentre as estruturas internas que colocou à prova estava a educacional. O objetivo deste estudo foi analisar a experiência pedagógica de professores de Educação Física antes, durante e perspectivas futuras em relação ao confinamento por covid-19 no México. Este estudo teve um desenho fenomenológico, participaram sete orientadores técnico-pedagógicos e supervisores de Educação Física. Como resultados, destaca-se que antes da pandemia, os professores não se apropriavam do programa educacional. Durante o confinamento, a intervenção didática foi um desafio, especialmente a avaliação; e visualiza-se que o corpo docente será mais competente no retorno às aulas presenciais. Portanto, pode-se concluir que se observou a necessidade de reformas estruturais que contemplem a implantação de ferramentas pedagógicas que utilizem a virtualidade como um recurso valioso dentro da Educação Física.

Palavras-chave:
Educação Física; Competências; Pedagogia; Reclusão.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Rua Felizardo, 750 Jardim Botânico, CEP: 90690-200, RS - Porto Alegre, (51) 3308 5814 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: movimento@ufrgs.br