Acessibilidade / Reportar erro

A REORGANIZAÇÃO DOS LAÇOS EDUCATIVOS E A PRÁTICA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO RETORNO À PRESENCIALIDADE NA ESCOLA

THE REORGANIZATIONS OF THE EDUCATIONAL BONDS AND THE PEDAGOGICAL PRACTICE IN PHYSICAL EDUCATION IN THE RETURN TO PRESENTIALITY AT SCHOOL

LA REORGANIZACIÓN DE LOS VÍNCULOS EDUCATIVOS Y LA PRÁCTICA PEDAGÓGICA EN EDUCACIÓN FÍSICA EN LA VUELTA A LA ACTIVIDAD ESCOLAR PRESENCIAL

Resumo

Os movimentos de reassociação e de reagregação no retorno à presencialidade na escola, após um período de fechamento durante a pandemia de covid-19, são o foco deste estudo. Discutimos os achados de uma etnografia em uma escola pública de Porto Alegre, que teve como objetivo descrever e analisar os atores em ação na reorganização dos laços educativos nas aulas de Educação Física no retorno à presencialidade. O trabalho empírico permitiu organizar as descrições e análises em três trajetórias: 1) A busca por laços firmes; 2) Intencionalidades e estratégias sobre a ‘prática’; e 3) Laços de confiança como estratégia e compromisso docente. Enquanto alguns laços visavam compensar possíveis déficits educativos apostando em dispositivos autoritários e punitivos em vista da compulsoriedade da dimensão “prática” e possibilitando pouco espaço para as emoções e a saúde mental, outros incidiram na construção de laços de confiança como estratégia educativa e como ação política necessária.

Palavras-chave:
Docência; Educação Física Escolar; Retorno à; Escola; Relações Sociais.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Rua Felizardo, 750 Jardim Botânico, CEP: 90690-200, RS - Porto Alegre, (51) 3308 5814 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: movimento@ufrgs.br