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“TEMOS QUE DEVOLVER O JOGO AO(À) JOGADOR(A)”: AS DIMENSÕES ÉTICAS E MORAIS DA PEDAGOGIA DOS ESPORTES COLETIVOS A PARTIR DE ABORDAGENS BASEADAS NO JOGO

“WE HAVE TO GIVE BACK THE GAME TO THE PLAYER”: ETHICAL AND MORAL DIMENSIONS OF COLLECTIVE SPORTS PEDAGOGY FROM GAME-BASED APPROACHES

“TENEMOS QUE DEVOLVER EL JUEGO AL/LA JUGADOR/A”: DIMENSIONES ÉTICAS Y MORALES DE LA PEDAGOGÍA DE LOS DEPORTES COLECTIVOS DESDE ENFOQUES BASADOS EN EL JUEGO

Resumo

Partimos da crítica à tendência utilitarista das abordagens baseadas no jogo (GBAs) com o objetivo de analisar como as dimensões éticas e morais se revelam no “ato de jogar” a partir da prática pedagógica do(a) treinador(a) dos esportes coletivos. Sustentados nos conceitos do “jogar” ético e do “esportear” moral, defendemos 1) a primazia do jogar sobre o esportear, 2) a necessidade de que os sentimentos éticos, manifestos pelo estado de jogo, passem pelo crivo da norma, representada pela atitude lusória e 3) que atitudes transgressoras e subversivas à regra sejam analisadas em função de sua fonte: amor a si ou resistência aos impasses promovidos pelas regras. Concluímos que o ato de jogar revela por si mesmo o plano ético-moral inerente ao jogo/esporte, sendo a instrumentalização do jogo com um comprometimento exclusivamente voltado à dimensão moral normativa um risco à dimensão ética inerente ao papel do(a) jogador(a).

Palavras-chave:
Pedagogia do Esporte; Pedagogia do Jogo; Subversão; Transgressão; Modelos de Ensino.

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