Acessibilidade / Reportar erro

MULTIDIMENSIONALIDADE DOS CONHECIMENTOS: UMA PROPOSIÇÃO PARA O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA1 1 O texto é uma adaptação/desdobramento de um dos tópicos do segundo capítulo do livro BAGNARA, Ivan Carlos; BOSCATTO, Juliano Daniel. Educação física no Ensino Médio Integrado: especificidade, currículo e ensino (Uma proposição fundamentada na multidimensionalidade dos conhecimentos). Ijuí: Editora Unijuí, 2022.

KNOWLEDGE MULTIDIMENSIONALITY: A PROPOSITION FOR PHYSICAL EDUCATION TEACHING

MULTIDIMENSIONALIDAD DEL CONOCIMIENTO: UNA PROPUESTA PARA LA ENSEÑANZA DE LA EDUCACIÓN FÍSICA

Resumo

Objetiva-se, neste ensaio, explicitar conceitualmente uma proposição educativa para a Educação Física pautada pela multidimensionalidade dos conhecimentos e que possui como centralidade a produção de conhecimentos poderosos. Nessa direção, propomos duas “macrodimensões”, das quais originam-se cinco subdimensões. A macrodimensão das práticas corporais desdobra-se nas subdimensões das práticas corporais fundamentais e avançadas; a macrodimensão conceitual, em subdimensão conceitual fundamental, relacional e crítico-social. Mesmo reconhecendo que a proposta da multidimensionalidade dos conhecimentos pode não “resolver” todos os problemas da área, entendemos que levar a sério o referencial teórico que a embasa pode se constituir em uma boa alternativa para a organização do processo de ensino deste componente curricular, potencializando, efetivamente, a produção de conhecimentos acerca da cultura corporal de movimento.

Palavras-chave:
Ensino Fundamental e Médio; Aprendizagem; Conhecimento; Ensino.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Rua Felizardo, 750 Jardim Botânico, CEP: 90690-200, RS - Porto Alegre, (51) 3308 5814 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: movimento@ufrgs.br